Dança de salão: 7 dicas para o casal aprender a dançar

7 dicas para casais que tem interesse em dança de salão.

Suzana Ribeiro

A dança de salão é uma atividade muito indicada para quem quer passar bons momentos com seu cônjuge. Mesmo que ambos, ou um dos dois, julgue-se sem talento ou coordenação para dança, podem desfrutar da companhia um do outro e se divertir com espontaneidade.

Lembrem-se de que, para desfrutar dos prazeres da dança, não é preciso se transformar em um robô, reproduzindo movimentos técnicos, nem executar cada passo com perfeição. Basta ser você mesmo e ter um pouco de paciência com as dificuldades no princípio. Confira as dicas a seguir:

  1. Sejam verdadeiros companheiros, sendo compreensivos e amistosos com os erros que inevitavelmente surgirão, incluindo vários pisões nos pés! Vão para as aulas, ou festas, com espírito de aprendizado e bom humor, acima de tudo, desfrutem o momento e relaxem.

  2. Já que estão juntos, aproveitem para relembrar os tempos de namoro. Arrumem-se, e perfumem-se. Um bom hálito ao conversar de pertinho, faz toda diferença.

  3. Anote o que aprenderam. Cada passo tem um nome, tente descrevê-los de uma forma que você entenda e consiga praticar durante a semana. Isso faz cada aula render ainda mais.

    Advertisement
  4. Pratiquem. Dancem os passos aprendidos, mesmo que sejam poucos. Não esperem até saber muito para colocar em prática, afinal assimila-se melhor e consegue-se melhor desenvoltura naquilo que se faz repetidas vezes.

  5. Use sapatos que facilitem o deslizar. Tênis e sapatos com sola de borracha não são indicados, pois atrapalham os movimentos. Para as mulheres recomenda-se sapatos fechados e com salto de, no mínimo, 3cm.

  6. Seja qual for o ritmo escolhido, uma coisa é certa: o cavalheiro sempre conduz a dama. Ele deve fazer isso de forma consistente e elegante, deslocando-se de forma clara para que ela perceba rapidamente qual passo ele intenciona realizar. A dama, por sua vez, deve estar suscetível à condução, deixando-se levar. Quando essa comunicação corporal flui naturalmente, as coreografias são aperfeiçoadas.

  7. A postura é elemento importante na dança.

É proibido

Repousar (apoiar-se) sobre o corpo do parceiro, ficar torto(a) ou corcunda, mexer excessivamente os braços e ombros, ficar com os braços muito abaixados ou acima dos ombros, dançar com as mãos abertas ou com os dedos entrelaçados, ou olhar para os pés enquanto dançam.

Advertisement

É indicado

Cotovelos formando um ângulo de 45 graus em relação ao corpo, face direita do cavalheiro voltada para a face direita da dama, tronco levemente voltado para o/a parceiro(a) e pé direito do cavalheiro entre os pés da dama.

Sejam perseverantes. Permitam que o tempo lapide sua capacidade. Imaginem como será agradável dançar através dos anos, tendo se desenvolvido juntos e alcançado um resultado admirável.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.