Criar Tradições de Família

Criar Tradições de Família.

Lilia Santos Oliveira

Reproduzimos ações e posturas que aprendemos de nossos pais que, por sua vez, receberam de nossos avós. Chamamos isto de tradições.

Sem pensar se são certas ou erradas, as tradições fortalecem a cultura de um povo e trazem a memória dos antepassados. Porém, grande parte da impressão que damos de nós, está nas tradições que mantemos e passamos para nossos filhos.

Antes de mencioná-las gostaria de dizer o quão marcante elas se tornaram, pois ajudaram-me na formação do meu caráter.

Recebi de meus pais muitas regras de conduta e cultura resultante das tradições prezadas em suas famílias que foram passadas de pai para filho. Sou muito grata por muitas dessas pequenas tradições que herdei dos meus queridos pais tais como: reunião familiar ou conselhos de família, um tempo para discutir juntos um problema que afete de alguma maneira a família ou um membro em particular, finanças, metas, entre outras. Era uma oportunidade que tínhamos de receber conselhos e soluções para as dificuldades cotidianas da vida, sendo ainda criança ou adolescente.

As tradições que chegaram a mim pretendo manter, pois desejo que as gerações futuras se beneficiem delas também, entre estas estão:

Advertisement
  • Agir sempre com honestidade;

  • Manter-se auto-suficiente;

  • Orar diariamente;

  • Partilhar de ao menos uma refeição juntos todos os dias;

  • Desligar a TV;

    Advertisement
  • Quadro de “Chefias”. Esse quadro afixado na geladeira apresentava uma lista de todas as responsabilidades de cada filho e pais, cada um de nós fazíamos o máximo para cumprir o que foi delegado;

Nossas novas tradições de Família:

  • Escolhemos um dia da semana para passeios com o cônjuge, mas pode ser atividades como jogos brincadeiras conversas e atividades que reafirmem o amor, compromisso, admiração e respeito de um pelo outro.

  • Vamos à Igreja semanalmente em família.

  • Realizamos reuniões nos aniversários e datas importantes de cada membro.

    Advertisement
  • Acompanhamos as lições de casa de nossas filhas.

  • Cantamos e aprendemos a tocar um instrumento juntos.

  • Contamos histórias para nossas filhas dormirem, e lemos livros com exemplos pré-selecionados para ajudar na formação de um senso critico, moral e ético.

Por isso cultivo ainda hoje em minha família juntamente com meu esposo as tradições e lições que para mim são caras e preciosas, esses princípios que esperamos que nossas filhas possam guardar em sua memória para sua posteridade.

Para começar uma tradição em sua família, basta escolher os valores que mais identificam vocês, algo que queiram defender. Escolham ações que fortaleçam estes valores, alguns momentos importantes como casamento, nascimento de filhos são excelentes para iniciarmos tradições, porém elas podem ser iniciadas a qualquer tempo de nossas vidas.

Advertisement

Escolhidas as ações elas poderão ser repetidas diariamente ou periodicamente e servirão de base para o ensino aos filhos pequenos, de hábitos para os filhos maiores, tornando-se ao longo dos anos uma refêrencia familiar importante.

Toma un momento para compartir ...

Lilia Santos Oliveira

Lília Santos Oliveira graduada em Comunicação Social, Bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Juvêncio Terra.