Compreendendo a caridade: 6 formas de aplicá-la todos os dias

Ao invés de esperar a época do natal para mostrar bondade, vamos fazer do serviço ao próximo uma prioridade durante todo o ano através da compreensão e aplicação da caridade.

Jen Savage

A expiação de Jesus Cristo é o maior ato de heroísmo, abnegação e caridade que o mundo já conheceu. Ela ocorreu quando Cristo, embora sem pecado, permitiu-se sacrificar para tirar os pecados, dores e enfermidades de todos os que passaram, passam ou passarão pela terra, e depois morrer por todos, para que pudessem viver novamente.

Entendendo a caridade

A caridade é o maior, mais nobre e mais forte tipo de amor. Cristo ensinou caridade por seu toque e seus ensinamentos: “Dar a outra face”, “Andar a segunda milha”, “Quando o fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes”, “Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e perseguem “, “Apascenta as minhas ovelhas “,” Amai-vos como Eu vos amei.” Qualquer que seja o texto, a mensagem é clara – a caridade é um requisito para os verdadeiros seguidores de Cristo.

A caridade é o puro amor que Cristo sente por nós e nos pede que sintamos uns pelos outros. Se você se sentir fora do abraço amoroso de Deus ou incapaz de sentir a caridade pelos outros, comece por aqui.

  • Ore para obter esse puro amor de Deus em você, é um presente que Ele anseia para dar. Acredite nos sentimentos esclarecedores que receberá.

  • Reflita sobre a questão “O que me falta ainda?”, como fez o jovem rico. Peça a Deus ajuda na superação de fraquezas.

    Advertisement
  • Tenha pensamentos amorosos sobre os outros e ore para amar incondicionalmente.

  • Comprometa-se a renunciar àquilo que não seja hábito de caridade.

  • Lembre-se do exemplo do Salvador. Cristo comeu com publicanos e pecadores, em vez de classificá-los como indignos e impuros. Ele resistiu a tornar-se ofendido quando seu apóstolo negou conhecê-lo. Ele amorosamente ensinou um discípulo em dúvida sobre a realidade da ressurreição, em vez de repreendê-lo por falta de fé.

  • Siga seus passos.

O apóstolo Paulo detalhou o que é a caridade e o que não é em I Coríntios 13:4-7. Aqui estão algumas sugestões para colocar a caridade em ação. Como praticá-la, não somente na época de Natal mas no ano todo?

Advertisement

1. Mostrar bondade

Bondade vem quando nos lembramos que todos são filhos espirituais de Deus e tratamos uns aos outros como tal, seja por uma palavra gentil, um toque suave, um gesto carinhoso em casa, no parque, no local de trabalho.

2. Não sinta inveja

Jacó do Antigo Testamento amava seu filho José mais do que todos os outros e fez para ele uma túnica de várias cores. Os outros dez irmãos se encheram de ciúmes de José, mas não Benjamin. A pessoa cheia de caridade se alegra genuinamente com o sucesso do outro.

3. Seja sensível

Vangloriar-se é ter orgulho, bem como pensar que o nosso tempo ou posses são melhores do que o do outro. Quando nos atrasamos para um compromisso ou falamos durante uma reunião, assumimos que o nosso tempo é mais valioso ou importante. Quando nos gabamos de nossas realizações ou por “nossas coisas”, colocamo-nos acima dos outros. Em vez disso, seja sensível e grato pelo que você tem e por suas realizações e grato a Deus por sua ajuda divina.

4. Seja humilde

Paulo ensinou “A ciência incha, mas o amor edifica.” Eu li recentemente sobre um empresário mundialmente conhecido em seu campo, respeitado pelos seus colegas e honrado por seus amigos. Eles o descrevem como brilhante e bem-sucedido, mas tem os pés no chão e é um cara normal. Embora esse homem tenha um enorme conhecimento, isso não lhe subiu à cabeça.

5. Mantenha a calma

Uma pessoa caridosa não se irrita facilmente. Um jornal noticiou recentemente que dois homens entraram em uma briga dentro de uma igreja, e não foi sobre doutrina, mas sobre onde sentar. O policial chamado ao local prendeu um dos homens e comentou que o incidente era evitável se esses homens crescidos tivessem mantido a calma. Manter a calma quando provocado mostra que você ama a pessoa o suficiente para não se ofender.

Advertisement

6. Perseverar

Uma pessoa cheia de caridade suporta tudo, assim como o apóstolo Paulo. Elas lutam a boa luta através de dificuldades como uma doença prolongada, a morte de um ente querido, divórcio, aborto, perda de emprego ou qualquer outro espinho na carne.

“Talvez o maior gesto de caridade seja a gentileza com o outro, não julgar ou categorizar alguém, quando simplesmente damos ao outro o benefício da dúvida ou permanecemos calados. Caridade é aceitar as diferenças, fraquezas e limitações, ter paciência com alguém que nos decepcionou ou resistir ao impulso de ficar ofendido quando alguém não age da maneira que esperávamos. Caridade é recusar-se a tirar proveito da fraqueza do outro e estar disposto a perdoar alguém que nos feriu. Caridade é esperar o melhor de cada um.” (Marvin J. Ashton, orador e defensor da família.)

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Understanding and applying charity.

Toma un momento para compartir ...

Jen Savage

Jen Savage trabalha com planejamento de eventos e é a chefe de seu lar.