Como ter paciência para jardinagem

Plantar, cuidar e colher são bons exercícios para se adquirir paciência.

Daise Lima

Quem não gosta de ver um belo jardim cheio de flores coloridas? Ou, agora que está na moda, um quintal cheio de ervas e verduras plantadas em garrafas PET e latinhas? Faz tão bem para os olhos essas coisas e alegram, com certeza, o coração!

Foi por isso que resolvi me “aventurar” na história de plantar verduras em garrafas PET como vi uma vez numa revista de decoração. Juntei as garrafas, preparei a terra, comprei as sementinhas, mas a revista não explicou que as sementinhas demorariam dias para brotarem e semanas para que eu pudesse fazer uma bela e suculenta salada com a alface e o agrião plantados!

Todos os dias eu olhava para ver se eles já estavam brotando, mas que nada! E com a decepção, repetia: “Se eu dependesse dessas plantinhas brotarem para eu poder comer, eu morreria de fome!”

Ainda acho que os cientistas deveriam inventar uma semente que, se plantada agora, em no máximo 1 dia, já seria possível colher os frutos! Mas enquanto isso não acontece – se é que um dia vai acontecer – eu aprendi a desenvolver paciência para a jardinagem e aqui vão algumas dicas:

1. As plantinhas levam um tempo para crescer

Às vezes mais, às vezes menos. É assim que é! E não adianta reclamar, elas tem o tempo delas! Lembra-se do feijão plantado no algodão na época da escola? O processo continua o mesmo: leva um tempinho para crescer!

Advertisement

2. Conversar com as plantinhas me ajudou a desenvolver paciência

Eu parei de falar para elas: “Nossa, vocês não vão crescer não?”, e comecei a falar: “Olha só, como vocês estão lindas hoje!”. Pedia para que elas ficassem cada dia mais bonitas, e não é loucura não, mas na maioria das vezes, fui correspondida. E também sempre gostei de vê-las “dançarem” quando eram molhadas. Elas pareciam felizes!

3. Continue sempre plantando

As primeiras plantinhas nos darão aquela ideia de que não crescerão nunca e por conta disso, ficaremos ansiosos. Não tem jeito! É assim mesmo! Mas se continuarmos, desenvolveremos a paciência, que é um processo, e as próximas sementinhas nos ajudarão a ficarmos bons nisso.

Tem dias que eu fico com a sensação de que ao plantar uma verdura ou uma flor, acho que o que vai nascer é paciência! Acho que andaram vendendo paciência para mim nas lojas de sementes!

Toma un momento para compartir ...

Daise Lima

Daíse Lima mora e escreve de Campinas. Não só de Campinas, mas em qualquer lugar em que estiver: no caderno que carrega na bolsa, na folha de papel amassado que estava no chão, no ônibus lotado, no papel higiênico... Visite seu blog na URL abaixo.