Como ser um consumidor esperto ao comprar comida

Saiba como comprar comida de boa qualidade sem ter prejuízos.

Maria Rogado

Comprar mantimentos para o lar é uma tarefa que muitos de nós têm que enfrentar regularmente. E sempre fica aquela dúvida: Será que estou economizando no mercado, comprando comida de qualidade para a minha família e sabendo escolher bem os itens?

Ser um consumidor esperto, econômico e preocupado com a saúde da família é muito mais fácil do que se imagina. Veja algumas dicas abaixo:

Fazendo a lista

Antes de comprar qualquer coisa é preciso saber da real necessidade daquele item na casa. Principalmente quando se trata de comida. O desperdício pode custar muito caro, sem contar que, com tanta gente passando necessidade no mundo, ninguém tem o direito de desperdiçar alimentos. Comprar bem também é uma questão de consciência.

Faça a sua lista com os itens que realmente precisa. Observe sempre o prazo de validade dos alimentos que você armazena em casa. Ninguém deve consumir alimentos vencidos e comprar mais, quando já se tem o bastante para consumir no período, é um ato totalmente desnecessário.

Cuidado com as guloseimas

Essa vale principalmente para quem tem crianças em casa. Comprar guloseimas frequentemente é muito prejudicial à saúde das crianças. Cheias de açúcar, gordura, corantes e conservantes, são completamente desnecessárias nutricionalmente, além de serem caras e representarem uma parcela significativa do total dos gastos no mercado. Limite severamente a quantidade e a frequência da compra de guloseimas em seu lar. Você e os seus ganharão em saúde e economia.

Advertisement

Itens de época

Todos deveriam consumir regularmente frutas, legumes e verduras, principalmente aqueles que desejam refeições saudáveis e econômicas. Mas há um meio de economizar ainda mais na compra de hortifrúti: comprando itens de época. Como itens de época são mais abundantes acabam custando menos, além de serem mais fresquinhos.

Marcas famosas

Muitas vezes o mesmo item, mas de uma marca diferente, pode representar uma enorme diferença de preço. É bem sabido que marcas famosas custam mais caro, mas marcas pouco conhecidas muitas vezes apresentam qualidade igual ou superior ao similar famoso e custando mais barato. Experimente!

Promoções e pesquisas

Fique de olho nas promoções dos mercados. Praticamente toda semana há um tipo de promoção. Uma semana pode ser a carne com preço mais baixo, outras vezes o hortifrúti, ou o setor de frios com descontos. Acompanhe sempre os folhetos promocionais dos estabelecimentos e compare preços. Não custa nada e pode significar uma bela economia em cada compra.

Organize as compras

Há itens perecíveis e itens não perecíveis, ou seja, que duram mais no estoque. Faça listas e compre separadamente. Os itens não perecíveis uma vez por mês, aproveitando para fazer um pequeno estoque que dure o mês todo, e os itens perecíveis uma vez por semana. Essa organização ajudará você a ter mais noção de quanto gasta e com que frequência as compras devem ser feitas. Além de prevenir desperdícios por vencimento do prazo de validade dos alimentos.

Com essas dicas simples você pode otimizar sua experiência no mercado agindo espertamente ao comprar comida!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Maria Rogado

Maria Rogado é mãe solteira, escritora freelancer e gateira assumida.