Como ser humilde ajuda a trazer compreensão da vontade de Deus em nossas vidas

A humildade é uma das ferramentas mais importantes para nos ajudar a ser obedientes ? vontade do Senhor.

Becky Rickman

A humildade é uma daquelas raras qualidades que às vezes possuímos… Até o lado humano teimoso dentro de nós levantar sua cabeça feia e afundarmos no orgulho. Quando isso acontece, nos tornamos inacessíveis e indisciplináveis – uma combinação perigosa.

Ser humilde é difícil. Nós geralmente estamos muito seguros de nós mesmos e nos apoiamos em nosso próprio entendimento. Afinal, a vida ensinou-nos bem e trazemos toda essa experiência que aprendemos com ela. O Senhor, no entanto, pode ter algumas coisas a nos ensinar ainda. Se nos fecharmos a novas ideias vindas Dele, poderemos perder valiosas lições de vida necessárias para que sejamos dignos de voltar a viver com Ele.

Podemos nos comparar a um pedaço de barro e uma pedra. Se formos maleáveis como o barro, permitiremos que Deus nos molde à Sua maneira e nos complete em iluminação e sabedoria. Estaremos então, mais propensos a viver de uma forma que Lhe agrada. Se formos pedra, tudo o que Ele quer nos dar não poderá romper nosso duro exterior e seremos deixados à nossa própria compreensão bastante limitada.

Como encontramos essa humildade?

1. Examine o passado

Pense nas vezes em que você usou a sua própria sabedoria e tudo deu errado. Então, pense em outra. E mais outra. Se você é como eu, não sofrerá nenhuma escassez de experiências em que a sua compreensão muito limitada realmente deixou você para baixo. Na maioria destes casos, se nos houvéssemos humilhado e pedido as bênçãos de Deus, ou até mesmo uma porção de Seus conselhos, poderíamos ter preservado a nós mesmos de muita dor de cabeça e problemas. Não somos tão inteligentes quanto pensamos.

Advertisement

2. Estude as escrituras

Podemos usar nossas escrituras como uma espécie de manual de instruções, examinando as histórias de pessoas orgulhosas e sua queda e as de pessoas humildes e sua proximidade com a divindade. Podemos comparar essas histórias com nossas próprias vidas e usar os padrões estabelecidos como uma diretriz. Afinal, há uma razão pela qual nos foram dadas.

3. O que Jesus faria?

Parece clichê, mas é verdade. Perguntar-nos não só o que Jesus faria, mas o que faríamos se estivéssemos em Sua presença pode ser um bom parâmetro para julgar nossas ações.

4. Pense nas consequências eternas

Tente imaginar as repercussões de suas ações e seu impacto no seu futuro, bem como no futuro dos outros. Muitas vezes pensamos naquilo que nos fará felizes, neste instante e esquecemo-nos da humildade e de olhar mais do que cinco minutos à frente.

5. Ouça o Espírito Santo

Todos têm acesso ao espírito de Deus e se formos humildes o suficiente para orar por orientação, nos sentiremos bem quando nossas escolhas estiverem alinhadas com a vontade de Deus.

6. Ore sempre

Não há decisão tão trivial que o Senhor se recuse a nos aconselhar sobre ela. Quanto mais oramos e pedimos, mais provas damos que estamos realmente interessados em aprender os Seus caminhos. Vamos nos sentir melhor sobre nossas escolhas e ter mais paz em nossas vidas.

Advertisement

7. Mantenha um registro

Quando você for bem-sucedido em sua vida através da humildade, anote. Mantenha o controle das coisas boas que acontecem como resultado de estar aberto a Deus. Releia muitas vezes e partilhe as experiências com sua família. Ao manter próximas as memórias de suas experiências, será mais provável que a humildade passe a ser um hábito.

Ser humilde, acessível e dócil nem sempre irá garantir sucesso em tudo o que fizermos. Mas irá manter-nos em paz, mesmo quando navegarmos por águas turbulentas. Se soubermos que estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus, vamos ser mais capazes de navegar calmamente em meio às tempestades.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original How being humble helps bring understanding of the Lord’s will into our lives, de Rebecca Rickman.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.