Como se tornar uma pessoa confiante

Algumas reflexões sobre a importância da autoconfiança e como desenvolvê-la de forma a não confundi-la com a arrogância.

Suely Buriasco

No sentido de compreender a importância de adquirir a autoconfiança o Dalai Lama afirma: “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importam quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho”.

É importante observarmos que a autoconfiança necessariamente precisa se amparar na humildade ou se tornará arrogante e pretensiosa. É preciso ter cuidado, pois conforme alerta o executivo e escritor estadunidense Jack Welch: “A distância entre autoconfiança e arrogância é quase imperceptível”.

O nível de autoconfiança varia na mesma pessoa, isto é, ninguém está confiante em todas as situações. No sentido de manter um bom nível de autoconfiança, vale pensar nos itens abaixo:

Autoestima

O cuidado com o corpo e a mente é um poderoso estímulo para a pessoa se sentir mais confiante. Vale cuidar da aparência, mas jamais esquecer de hábitos saudáveis como os cuidados com a higiene, a prática de exercícios, consulta médica periódica, etc. Também é importante manter a mente equilibrada e os pensamentos sadios. Tudo o que você considerar de bom em suas ações somará para sentir-se mais realizado e feliz consigo mesmo.

Interação

Aprendemos e aumentamos a nossa experiência de vida através da interação com as outras pessoas e nos tornamos mais confiantes com isso. Mesmo diante dos acontecimentos negativos, ficar paralisado e optar pelo isolamento, só piora a situação. É preciso ousar, enfrentar o temor do novo e expandir conhecimentos e ações.

Advertisement

Otimismo

Pessoas otimistas costumam ser autoconfiantes porque possuem uma visão positiva das coisas, jamais se sentem vítimas e não se deixam levar por dificuldades. Sentir-se motivado é uma escolha que inclui pensamentos e palavras otimistas; melhora o diálogo e a vida social, pois pessoas assim atraem amigos que desejam contaminar-se com isso. É preciso, pois, substituir os pensamentos negativos de desânimo e assumir uma atitude positiva diante da vida.

Decisão

Nem sempre é possível estar totalmente seguro, mas, diante da necessidade de decidir algo, não hesite, calcule a margem de risco e coloque energia em sua ação. Assumir uma atitude positiva é tudo o que a pessoa precisa no momento de decisão. Assim, pessoas confiantes assumem desafios e tarefas com motivação e bôm ânimo aumentando em muito as chances de sucesso.

Desafios

Definir e estabelecer planos desafiantes na vida é muito estimulante desde que sejam exequíveis, claro. Determinar um tempo possível para o cumprimento de metas estabelecidas faz com que a pessoa se sinta estimulada e com objetivos claros para manter a sua atenção. A vida se torna muito mais interessante quando temos certeza do que queremos e imputamos tempo para realizar isso.

Perseverança

Vontade só não adianta; a ação é imprescindível! Pessoas confiantes não desistem; diante de obstáculos elas procuram novas alternativas, mudam as estratégias, mas mantêm o foco. Persistir perante a dificuldade é uma característica extremamente importante e também funciona como estímulo à autoconfiança.

Acredite e valorize as suas potencialidades, mas esteja sempre pronto a aprender com os outros, valorizando igualmente os talentos alheios.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.