Como saber se a sua empresa oferece uma boa remuneração emocional para seus colaboradores

Dicas de como o empresário ou líder entender e visualizar o grau de satisfação de seus funcionários.

Fernanda Ferraz

Muitos funcionários por diversas vezes sentem-se desestimulados, desanimados, por alguns fatores que ocorrem dentro da organização. É relevante estar atento a esses indícios e fazer uma avaliação sobre o salário emocional dos colaboradores, se está sendo suficiente ou insuficiente.

Vamos falar sobre estes pontos da satisfação sobre o salário emocional.

O que é o salário emocional?

São os fatores de motivação dentro da organização, é a carreira, o salário, o desenvolvimento, os benefícios, e o aprendizado.

Atender as necessidades

. Todas as pessoas têm necessidades particulares e diferentes em grau, tema, e intensidade. O gestor deve avaliar a necessidade individual de cada um e buscar soluções para atendê-las.

Progresso pessoal

. Cada pessoa quer progredir e ter reconhecimento, seja uma gratificação pelo empenho no trabalho, um bônus, uma premiação, as férias tão merecidas, carteira assinada conforme a lei, oportunidade de treinamento, entre outros.

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Novos desafios e recompensas

. Os funcionários desejam também sentir a confiança de seu empregador, delegar novos desafios e apostar no colaborador dá respeito e mais liberdade de expressão a ele. Recompensa pode ser um grande estímulo para a realização de novas tarefas.

Treinamento de funcionários

. Treinamentos como workshop, palestras, atividades práticas, tudo isso pode ajudar a aumentar o desenvolvimento profissional e é um investimento no salário emocional.

Qualificação do líder

. Não adianta instruir e orientar seus colaboradores se o líder não estiver bem preparado para desempenhar a função. Já encontrei diversas vezes líderes que não sabiam orientar, que não tinham uma boa gestão e que trouxe perda emocional e consequentemente financeira para a empresa. Os líderes também precisam de qualificação, especialização para poder administrar bem a sua equipe de trabalho e evitar o caos. É comum encontrar líderes que em vez de motivar, agem ao contrário, em vez de despertar talentos, os oculta. Por medo? Talvez, mas em todo caso é preciso treinar a todos.

Clima organizacional

. O clima organizacional está diretamente ligado com a satisfação do salário emocional, algumas perguntas devem ser feitas, como:

  • É um bom ambiente de trabalho?

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  • O trabalho promove algum risco à saúde ou à vida?

  • Dá os meios e materiais adequados de trabalho?

  • Como anda a fisionomia dos funcionários?

  • Os funcionários são ouvidos?

  • Os funcionários são reconhecidos, de que forma?

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  • A lei é cumprida quanto a seus direitos e deveres no trabalho?

  • Sua remuneração é compatível ao cargo?

  • Qual a última vez que foi dado aumento salarial?

  • O que o colaborador recebe é o suficiente para suprir suas necessidades? (Isso envolve gastos com educação dos filhos, alimentação, despesa com estudos particular, doença pré-existente, deslocamento para o trabalho, entre outros. Deve-se colocar no lugar do funcionário e oferecer melhor remuneração).

  • O trabalho é desafiador?

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  • Traz desenvolvimento profissional?

  • O aprendizado é contínuo?

  • Que benefícios são oferecidos?

  • Qual a taxa de satisfação?

  • Os funcionários têm abertura para contribuir com ideias?

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  • Essas ideias são executadas pela empresa?

  • Há bom ou mau desempenho?

  • Com que frequência há falta dos colaboradores? (Se houver bastante frequência, isso indica grande nível de insatisfação).

  • Os colaboradores mostram ou não soluções estratégicas?

  • Criam ou sugerem projetos para aumentar ou melhorar o faturamento e a satisfação dos clientes?

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  • Qual o índice de inadimplência?

  • O colaborador obteve algum sucesso material ou financeiro desde que começou a trabalhar na empresa?

  • Há segurança no trabalho?

  • Existe qualidade no suporte técnico?

  • Tem equipamentos de segurança de trabalho para todos?

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  • O ambiente é insalubre ou periculoso?

Todas essas perguntas servem como base para saber se seus funcionários estão satisfeitos ou não com a remuneração emocional que recebem.

Um bom líder sabe se colocar no lugar de seu colaborador e verificar por si só, se estivesse sob as mesmas circunstâncias que ele, se estaria feliz ou não com o que recebe de seu empenho.

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Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.