Como reconhecer o valor do trabalho

Trabalhar de modo feliz e tranquilo traz harmonia e paz interior. Vamos aprender sobre como valorizar e desenvolver melhor seu trabalho e como aplicar técnicas para solução e benefício do mesmo.

Fernanda Ferraz

O trabalho é essencial para a autorrealização profissional e traz bem-estar por saber que ele é quem gera renda e possibilita pagar suas contas. Vamos dar algumas dicas de como gerenciar melhor seu trabalho.

1- Ame o que faz

Não adianta desenvolver um trabalho onde não gosta de estar. O rendimento cai, você já acorda insatisfeito para trabalhar, os colegas, chefe, tudo que está ligado ao trabalho não lhe agrada. Então busque amar o trabalho que faz, mude seus pensamentos negativos em relação ao serviço que desempenha.

2- Mude

Se realmente não tem jeito de amar o que faz, certamente é porque você não simpatiza com o que no momento exerce, então em vez de reclamar, mude, busque novas oportunidades de trabalho, o que não adianta é ficar parado, sem mudar ou expressar o que sente a seus superiores.

3- Dedique-se

Surpreenda seus chefes, seja criativo, dinâmico, tenha iniciativa, mostre que importa-se com o crescimento da empresa, e proponha mudanças positivas. Sua dedicação a organização está sempre sendo avaliada por seus superiores, desde suas sugestões, até suas reclamações.

4- Pesquise

Pesquise na Internet, em livros ou na televisão dicas, conceitos e técnicas que melhore o relacionamento no trabalho, como ideias criativas para o benefício da empresa. Mudanças simples podem trazer grandes lucros e maior produtividade, como a implantação de um refeitório para os funcionários, área de descanso, rodízios de tarefas, ou dinâmicas de grupo.

Advertisement

5- Seja um agente de mudança

Comece por você mesmo, gere mudanças dentro da instituição, faça a diferença sem passar por cima de ninguém, e nem se vangloriar pelos resultados obtidos, aja de modo a ser admirado e consultado.

6- Cumpra suas obrigações

Não passe dos prazos combinados, isso afeta muito as negociações e relacionamentos corporativos. Os clientes querem receber seus produtos no prazo, então seja pontual. Caso se atrase, ligue para o cliente informando e desculpando-se, essa atitude é muito importante.

7- Mantenha-se em contato

Mantenha contato com fornecedores para saber das novidades e ofertas, das melhorias e faça sempre negociações claras, com contratos e recibos. As pessoas são falhas, às vezes esquecem-se da vírgula que foi combinada e sem um documento formalizado, pode haver complicações e stress no futuro.

8 – Avaliação geral

Faça uma avaliação de si mesmo, seu desempenho e participação dentro da empresa, veja o que é preciso fazer para melhorar, e melhore.

9- Estimule a criatividade

Busque inspiração na música, nas artes, veja o que lhe interessa, ouça músicas na mesa de trabalho se lhe ajuda a desenvolver áreas mais facilmente, ou ao trabalhar com um documento ou a criação de algum projeto. Veja imagens no computador que despertem os sentidos, essas ferramentas estimulam. Uma só imagem pode fazer você pensar ao menos em quatro coisas diferentes sobre ela, assim isso pode tornar-se uma ótima ferramenta de trabalho.

Advertisement

10- Relaxe mais

Uma mente sobrecarregada tende a bloquear as tarefas a serem desenvolvidas, ou a não conseguir atingir o potencial desejado, pois o indivíduo sente-se pressionado, dificultando a execução das atividades.

11- Seja correto e verdadeiro

Não esconda nada de seus chefes, explique os prós e contras de cada evento, situação, negociação. Exponha suas expectativas e apreensões, assim as falhas podem ser corrigidas antecipadamente.

12- Tenha um bom relacionamento

Trate a todos com respeito, seja educado e paciente, não exija dos outros a mesma medida de compreensão que a sua. Cada um tem seu tempo de aprendizado, saiba ensinar com tranquilidade, sem ser ignorante ou violento com ninguém.

13- Reconheça

Reconheça as habilidades e potencial de cada pessoa. Dê oportunidades e alguns benefícios. Por exemplo, se você exerce cargo de chefia, pode fazer um sorteio de investimento em funcionários, a cada 3 meses você, como gerente ou diretor, pode pagar algum curso para alguns de seus colaboradores. Isso tanto ajuda o beneficiário como a organização, ampliando conhecimentos.

Quando amamos o que fazemos, sentimos prazer em nossas tarefas, desenvolver fica fácil e ajudar ao crescimento da organização torna-se parte de você.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.