Como o conhecimento do amor de Deus por nós ajuda em nossa vida

Sentiremo-nos mais fortes para enfrentar as dificuldades da vida se colocarmos nossa fé no amor que Deus tem por nós.

Erika Strassburger

O nosso aperfeiçoamento depende das experiências de vida. Quem nunca se sentiu desamparado, triste e fraco diante de uma tribulação, e quando a tempestade passou, sentiu-se mais forte? É isso que acontece quando somos provados. “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”

1 Pedro 1:7. Assim como o ouro precisa passar pelo fogo para ser purificado, precisamos enfrentar os obstáculos da vida para nos tornar pessoas melhores.

Deus nos ama e está disposto a nos ajudar. Ele deseja que encaremos os desafios da vida com mais esperança. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos ajudar a levar a nossa carga, se o deixamos. Cristo fez o seguinte convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.

Como podemos conhecê-lo melhor, sentir seu amor e encontrar o prometido descanso?

1 – Buscando a Sua ajuda

Diversos trechos das escrituras sagradas fazem menção à importância da oração. Em Mateus lemos: “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:8. Temos direito ao auxílio divino, precisamos tão somente solicitá-lo.

Advertisement

2 – Guardando os Seus mandamentos

A probabilidade de que tenhamos mais saúde, segurança, paz, felicidade e outras bênçãos, aumenta significativamente quando guardamos os mandamentos. Quem pensa que os mandamentos de Deus oprimem as pessoas não compreende o seu propósito. Jamais seremos oprimidos ou escravos da verdade. A verdade liberta. Os vícios, sim, escravizam.

Quando guardamos os mandamentos aprendemos mais sobre Jesus Cristo e o Pai Celestial e podemos sentir fortemente o Seu amor. “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” 1 João 2:3.

3 – Conhecendo-O através das palavras dos santos profetas

Nas escrituras sagradas aprendemos sobre a Deidade e Sua natureza divina. Aprendemos o que o Senhor espera dos seus filhos. Através das palavras inspiradas dos profetas sentimos Deus se comunicando conosco, dizendo-nos o que quer que façamos ou o porquê de determinadas coisas estarem acontecendo. Acima de tudo, lendo as escrituras podemos sentir o amor de Deus por nós. Sentimos sua mansa voz nos encorajando, nos acalentando.

4 – Sabendo quem somos

Somos filhos de Deus e não Suas criaturas. Os animais, as plantas e outras formas de vida, sim, são suas criaturas. O salmista disse: “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.Salmos 82:6. Temos uma centelha divina ardendo dentro de nós, herdada do nosso Pai.

Não importa a nossa aparência, se somos ricos ou pobres, se temos saúde ou não, em que região do mundo nós vivemos – somos todos filhos do mesmo Pai. Quando temos a visão correta de quem nós somos, fica mais fácil entender e aceitar o que acontece em nossa vida.

Advertisement

5 – Tendo esperança no porvir

Nutrir a esperança na vida eterna ajuda-nos a encarar as dificuldades com olhos mais otimistas. Lembramo-nos de quão importantes elas são para o nosso aperfeiçoamento. “(…) como o barro na mão do

oleiro

, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Jeremias 18:6. Deixamos de ser imediatistas, pois lembramos que há felicidade depois da morte, e que, para alcançá-la, precisamos fazer a nossa parte. “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”

Mateus 24:13.

Advertisement

Quando temos em mente que as dificuldades são para o nosso bem, podemos tirar melhor proveito delas. E quando aprendemos ou nos lembramos de que não estamos sozinhos nessa jornada, sentimo-nos consolados e encorajados a prosseguir. “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida terna.”

Judas 1:21.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.