Como mostrar iniciativa no trabalho

Iniciativa é uma qualidade importante em todos os âmbitos da vida. No campo profissional destaca-se quem dá o primeiro passo. Veja várias formas de mostrar que você tem iniciativa.

Erika Strassburger

Durante os processos de seleção para cargos em empresas bem estruturadas, os candidatos são cuidadosamente avaliados através de testes psicotécnicos, dinâmicas de grupo, testes de personalidade, textos escritos à mão, provas de conhecimentos gerais e específicos, entrevistas ou outras técnicas. O objetivo é avaliar o nível de conhecimento do candidato, a sua desenvoltura, seu desempenho, os traços gerais de sua personalidade, etc.

Um dos atributos mais valorizados em um candidato é a iniciativa. Ter pessoas com iniciativa em seu quadro de colaboradores, ou outras que vão além, demonstrando proatividade, é o sonho de qualquer empregador. Por isso, ao avaliar o conjunto de qualidades e aptidões de um candidato a qualquer vaga, a iniciativa é um dos quesitos que mais pesam.

Se você já está empregado e quer não somente fazer um ótimo trabalho, mas crescer dentro da empresa, você precisa mostrar o seu potencial. Somente com iniciativa você terá êxito.

Veja algumas formas de mostrar que você é alguém que faz:

1. Esteja atento

Procure estar sempre atento aos detalhes à sua volta. Dessa forma você poderá identificar muitas oportunidades para mostrar iniciativa.

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2. Pergunte

Não silencie diante de uma dúvida. Enquanto houver dúvidas não será possível realizar um bom trabalho.

3. Não espere ser mandado para agir

Antecipe-se.

4. Identifique os problemas e sugira soluções

Quando houver falhas no processo, lentidão ou qualquer outro obstáculo que esteja atrapalhando a sua produtividade ou dificultando a realização de alguma tarefa, estude detalhadamente o caso e tente achar soluções para o problema. Ao relatá-lo aos seus superiores, apresente também sugestões eficazes para solucioná-lo. Fuja do convencional, seja criativo.

5. Aja imediatamente

Não deixe para amanhã o que pode ser feito logo. A protelação é um grande empecilho para o crescimento pessoal e para o bom andamento da empresa.

6. Ande a segunda milha

Faça além do que é esperado de você. Surpreenda.

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7. Defina as prioridades

Liste suas tarefas por ordem de importância e urgência, e vá trabalhando nessa sequência.

8. Procure desafios

Não se contente com pouco, vá além. Ofereça-se para ajudar as outras pessoas, mostre que você pode assumir mais responsabilidades.

9. Seja econômico

A soma de pequenas despesas pode representar muito no custo da empresa. Por isso, dê um bom exemplo procurando a forma mais econômica de realizar suas tarefas. Dê sugestões para economizar energia elétrica, combustível, materiais de expediente e outros custos do seu setor, ou mesmo, da empresa.

10. Abrace as oportunidades

Quando lhe pedirem que faça um trabalho mais difícil e cansativo, não reclame. Aproveite a oportunidade para provar que você pode ir além. Da mesma forma, não tema fracassar ou não estar à altura de um novo projeto. Arrisque.

11. Envolva as outras pessoas

Tenha espírito de equipe. As empresas estão de olho em profissionais capazes de trabalharem em equipe e produzirem para o setor.

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A palestrante Top of Mind, Leila Navarro, afirma: “Somam-se numa equipe variadas experiências e comportamentos que, se bem aproveitados, trazem resultados superiores nas mais diversas situações. (…) Cada integrante deve saber qual é a sua atuação no grupo, mas considerando o todo e colaborando com ideias e sugestões para soluções eficazes e criativas. (…) O grupo deve ter predisposição para discutir diferentes assuntos, flexibilidade, capacidade de tratar as informações racionalmente – e não emocionalmente – aceitar críticas honestas e opiniões conflitantes. Equipes que encorajam esse tipo de prática vão aproveitar ao máximo as habilidades individuais dos integrantes.

Ou seja, erra quem pensa que precisa trabalhar sozinho para mostrar suas potencialidades.

12. Invista no seu desenvolvimento profissional e acadêmico

Identifique o seu objetivo profissional, ou seja, aonde você quer chegar. A seguir, identifique os possíveis caminhos para chegar lá. Trace metas para trilhar o caminho, como cursos de capacitação, de graduação, especialização; aprenda um novo idioma; participe de palestras, simpósios; enfim, faça tudo o que estiver ao seu alcance para atingir seus objetivos. Fique de olho no que a empresa tem a oferecer nesse sentido. Muitas empresas investem na capacitação dos colaboradores.

Vista a camiseta da empresa e dê o melhor de si. Galgue cada degrau da sua ascensão profissional com honestidade, justiça e lealdade. Defenda os interesses da empresa acima dos interesses pessoais. Você terá um grande futuro pela frente se agir dessa maneira. E, o melhor, será lembrado como alguém que fez o que é certo e venceu pelos próprios esforços. 

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Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.