Como ficar saudável durante a gravidez

? Dicas de saúde e coisas a serem feitas para ter uma gravidez saudável e aproveitar a preparação para um novo bebê.

Carla Pinheiro Alves

Toda grávida sente desejos e essa é uma parte maravilhosa da gestação, pois podemos comer e fazer tudo sem ser criticada, mas é preciso alguns cuidados para que esse nosso prazer não prejudique nossos bebezinhos.

Gerar um ser é muito complexo. É um ser humano em formação dentro de nós com ossos, pele, sangue, unha, cabelo. Tudo isso vem de você, e principalmente do que você come.

Segue algumas dicas para ter uma gravidez saudável:

1. Ginecologista

Se estiver pensando em engravidar, visite seu ginecologista com antecedência. É ele quem vai avaliar se seu corpo está preparado para receber um bebê. Segundo o site Brasil Babycenter, o médico:

  • Realizará testes e exames a serem avaliados.

    Advertisement
  • Checará seu histórico médico.

  • Pedirá exames ginecológicos.

  • Pedirá exame de urina.

  • Exames de sangue.

  • Verificará a pressão arterial.

    Advertisement
  • Vacinas.

  • Dará um suplemento de ácido fólico.

  • Ajudá-la-á a parar de fumar, beber ou consumir drogas se for o caso.

  • Esclarecerá suas dúvidas.

  • Solicitará exames e aconselhamento genético caso necessário.

    Advertisement

2. Vacinas

Algumas doenças são perigosas para a saúde ou boa formação dos bebês se contraídas durante a gestação, como a rubéola e hepatite b principalmente, portanto, conforme orientação do médico, fique em dia para não arriscar.

3. Faça o pré-natal

O acompanhamento médico antes, durante e depois da gravidez é imprescindível, e vai avaliar como está crescendo o seu bebê. Segundo o site Brasil-Escola, “é importante que as futuras mamães comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada ou antes de completarem três meses de gestação”.

Geralmente, de 3 em 3 meses serão necessárias ultrassonografias. No início um ultrassom mede a translucência nucaldo bebê, onde diagnostica problemas genéticos como Síndrome de Down. Em torno dos 5 meses, um ultrassom morfológico, o mais esperado, mostra o sexo do bebê e se existe alguma má formação. Um último ultrassom serve para o médico avaliar a placenta, o liquido amniótico e a posição do bebê.

4. Tome vitaminas

O médico recomendará quais vitaminas tomar. Segundo o site Estação do Bebê, várias vitaminas são importantes para formar o novo ser e cada uma tem sua função específica.

O médico também prescreverá quais suplementos alimentares são necessários, sendo que existem diversos apropriados para as grávidas.

Advertisement

5. Tenha uma alimentação saudável

Pergunte ao seu médico quais alimentos, de acordo com o seu histórico médico, você pode ingerir enquanto gerando um filho. Ter uma alimentação balanceada e integral, com ferro, cálcio e acido fólico é recomendável, dependendo dos problemas de saúde que você venha a apresentar.

6. Faça exercícios físicos

Questione também seu médico que sugerirá quais tipos de exercício são recomendados na gravidez e de acordo com o seu histórico médico. Muitos médicos restringem os exercícios físicos dependendo da idade da gestante, problemas cardíacos. A grande maioria porém pode se exercitar, desde que tomados os cuidados necessários para tal, como alguns exercícios de baixo impacto como os aquáticos e a ioga, que são excelentes para a circulação sanguinea e para a respiração, importantes na hora do parto.

O consumo de água também é indicado.

7. Cuidado com substâncias químicas

Muito cuidado, principalmente nos 3 primeiros meses. Existem produtos próprios para gestantes ao pintar o cabelo, ou mesmo atividades como manusear tintas, pois, ao inalar qualquer outro produto químico pode ser perigoso para o seu bebê.

Também não são recomendados o cigarro, bebidas alcoólicas e cafeína que podem causar problemas na formação física e mental no bebê e sequelas irreversíveis também na gestante, e que não combinam com uma gravidez saudável.

Advertisement

Ter uma gravidez saudável requer alguns cuidados. Tudo isso pode ser muito prazeroso se você vislumbrar seu bebê depois de 40 semanas em seus braços, lindo e saudável pronto para ir para casa com você e sua família e crescer igual a todas as crianças, mas diferente pois esse é seu filho.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.