Como evitar assaduras no bebê

A assadura é uma inflamação da pele que causa vermelhidão, inchaço, ardência e, em casos severos, bolhas e feridas. Veja o que pode ser feito para evitá-la.

Erika Strassburger

Seu bebê dá sinais de que a fralda está cheia? Ótimo, significa que ela deve ser trocada já. Alguns bebês sentem-se confortáveis sentados sobre a fralda úmida e quentinha. Isso não é bom, pois dentro da fralda com fezes e urina encontramos não só umidade, calor e “algo sólido”, mas um conjunto de substâncias tóxicas que provocam uma lesão bem conhecida, a assadura.

A assadura é uma inflamação da pele que causa vermelhidão, inchaço, ardência e, em casos severos, bolhas e feridas. O atrito da pele lesionada com a fralda torna a dor mais intensa. Não é à toa que o bebê fica irritado, chorão, não dorme tranquilo e, às vezes, nem se alimenta direito.

Veja com proteger seu bebê contra a assadura:

Mantenha-o sempre sequinho

Após o banho, seque-o bem. Cada cantinho e cada dobrinha devem estar enxutos. Como foi dito, a umidade e o calor são fatores favoráveis à assadura. Em bebês mais gordinhos, é comum ver assaduras também nas dobrinhas do corpo. Elas podem incomodar tanto quanto as assaduras do bumbum.

Não esfregue a pele dele

Seque-o ou limpe-o suavemente. A pele dele é muito delicada e um atrito pode machucá-la. Use panos e toalhas macias.

Advertisement

Troque as fraldas com bastante frequência nos primeiros meses de vida

É quando o bebê evacua e faz xixi muitas vezes ao dia.

Higienize-o adequadamente a cada troca de fraldas

Se ele fizer só xixi, limpe-o somente com água morna. Se evacuar, lave a região com água morna e sabonete de glicerina. Evite lenços umedecidos. Eles removem a proteção natural da pele.

Deixe-o um pouquinho sem fralda para arejar

Passe pomada ou creme

Escolha os que são à base de óxido de zinco, óleo mineral, vitaminas A e D, lanolina e calêndula, que formarão uma camada protetora sobre a pele, protegendo-a contra o atrito da fralda e restaurando-a, se houver qualquer lesão. Mas não o repasse com muita frequência. Isso impede a pele de “respirar”.

Não use talco

Ele não é eficaz contra assaduras. É um produto perigoso, pois pode ser aspirado.

Dê somente leite do peito até os seis primeiros meses

Ele não deixa as fezes e a urina tão ácidas. Depois disso, evite dar frutas ácidas, pois acidificam as fezes e a urina, provocando assaduras.

Advertisement

Tenha cuidados especiais com as fraldas de pano

As “mães ecológicas” são adeptas às fraldas de pano. Além de não agredirem o meio-ambiente, deixam o bumbum mais arejado. No entanto, precisam ser trocadas a cada xixi. E devem ser lavadas com sabão neutro.

Seu filho já está assado? Siga os conselhos da prevenção, porém redobre os cuidados. Use a pomada também nas dobrinhas do corpo. Se não melhorar em dois dias, procure um médico. Ele pode ser alérgico ou estar infectado por fungos ou bactérias.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.