Como Ensinar Seu Filho Pequeno a Economizar

Qual a melhor forma de dar dinheiro ao seu filho? Como incentivá-lo a economizar? Uma criança treinada desde pequena, para lidar sadiamente com o dinheiro, dificilmente se tornará um adulto que consome compulsivamente.

Erika Strassburger

Como diz o ditado popular: “É de pequenino que se torce o pepino”.Sim, os hábitos adquiridos nos primeiros anos de vida, tendem a acompanhar o indivíduo durante a vida inteira. Uma criança que é ensinada, desde bem cedo, a ser econômica e ter uma vida frugal, vai ser um adulto equilibrado financeiramente.

Daremos algumas sugestões valiosas que podem ajudá-lo na missão de treinar seu filho para tornar-se uma pessoa econômica:

Ensine-o sobre o valor do dinheiro

Mostre-lhe um brinquedo ou outro objeto de valor diga o quanto custa. A seguir, mostre quantas outras coisas ele poderia comprar com o valor daquele objeto. (brinquedos menores, alimento ou roupa, de preferência algo que lhe interesse).

Dê-lhe uma mesada

A idade ideal para mesadas é a partir dos 6 anos. Nessa faixa etária, um mês é tempo longo demais, por isso o ideal é dar uma “semanada”. O importante não é o valor, mas a regularidade. Cumpra com o prazo combinado. Especialistas sugerem que sejam dadas, aos menores de seis anos, somente algumas moedas, sempre que possível. Aos maiores, o ideal é 1 real para cada ano de vida, por semana. Adapte o valor às suas condições.

Deixe-o gastar parte da mesada com o que ele quiser

Você pode persuadi-lo a ser frugal e a guardar a outra parte.

Advertisement

Dê-lhe um cofrinho de presente

Dê, também, algumas moedas para ele iniciar suas economias. Deixe combinado que ele não poderá retirar o dinheiro até que:

a) O cofrinho esteja cheio. Prometa que você vai comprar-lhe o que ele quiser desde que ele se comprometa a reservar uma parte das economias para ser depositada numa conta poupança. (sugestão para as crianças menores)

b) Dentro de mais ou menos seis meses vocês abrirão o cofre juntos. Você acrescentará o mesmo valor que ele tiver economizado. Ele tem a opção de comprar algo que quer e depositar o restante. Ou manter todo o dinheiro e ganhar um percentual sobre o montante dentro de alguns meses. Você não precisa fazer isso sempre. É uma forma de estimular a economia em crianças maiores.

Não dê dinheiro fora do prazo combinado

Lembre-se, você está tentando ensinar a criança a ter autocontrole.

Não remunere seu filho por ele cumprir com suas obrigações

É seu dever tirar boas notas, comportar-se bem e ajudar nas tarefas da casa.

Advertisement

Ensine o valor do trabalho

Ele precisa ter noção do quanto custa ganhar dinheiro. Dê algumas tarefas que fogem da rotina da casa e pague a ele por isso.

Deixe-o a par do orçamento da família

Deixe-o saber o quanto é gasto com água, luz, alimentação e outras despesas. Se as contas de luz e água aumentarem, envolva-o numa meta para reduzi-las. É interessante que ele saiba quanto custa tomar banho, por exemplo.

Ensine pelo exemplo

Seja controlado nos seus gastos, viva dentro de seu orçamento e poupe dinheiro.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.