Como detectar e resolver conflitos entre seus colaboradores

Algumas vezes, surgem conflitos e intrigas dentro da organização, saiba como detectá-los e resolvê-los.

Fernanda Ferraz

Os conflitos existem na vida de qualquer um, tanto na parte pessoal, como na vida profissional. E no trabalho não é muito diferente. Como líder, o gestor deve estar atento a pequenos detalhes conflituosos. Entre seus funcionários, os conflitos podem surgir por conta de inúmeros motivos, cabe ao chefe estar atento, identificar e fazer as mudanças necessárias quando isso ocorrer. Veremos como ser um mediador e como evitar problemas de relacionamento entre a equipe de trabalho.

Como identificar?

Observe a feição, o modo de olhar, o modo e tom de falar de cada colaborador, cochichos, “cara feia”, como é a expressão corporal e verbal entre eles. Se você observar bem, facilmente notará se houver algum desentendimento em jogo.

Cada um no seu espaço

Todo profissional sente-se bem na sua área de trabalho ou zona da execução do trabalho, para isso, cada colaborador necessita de uma mesa, um computador, um telefone, um armário, entre outros. Porém, algumas empresas fazem rodízio, ou tem equipes diferentes em horários diferentes, que utilizam os mesmos equipamentos de trabalho, o que de certa forma pode causar certo estresse.

Duas ou mais pessoas que usam o mesmo computador, telefone ou armário podem ter conflitos. Cada profissional precisa ter seu espaço para trabalhar à vontade e sentir-se seguro no trabalho que desempenha. Digamos que um dos colaboradores usou o computador, e nesta determinada página, foi detectado um vírus que comprometeu as informações do sistema da empresa. E, por medo, o funcionário não informou nada a seu superior. Como várias pessoas usam o mesmo computador, isso pode causar estresse e conflitos, ainda que mais à frente seja descoberto qual profissional comprometeu todo o sistema. Aparelhos que quebram, danificam, isso pode acontecer com qualquer um, mas, se sua empresa é rigorosa, então, o mais sensato, é dar a cada um seu equipamento de trabalho.

Ouvir

Seja um bom ouvinte. Quando perceber conflitos ou resistência de trabalho da parte de alguns colaboradores: primeiro, chame cada um individualmente, investigue; segundo: chame a dupla ou equipe que não tem se dado bem e converse, de maneira tranquila; e por último: tente minimizar e exterminar a contenda para melhorar a convivência e o desempenho do trabalho.

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Dê fim às fofocas

Fofoca é um mal terrível, exclua esse tipo de hábito tão comum nas empresas. Como? Incentive as equipes a serem mais amigas e leais. Desenvolva atividades de integração e que proporcionem bons ensinamentos, converse com os funcionários que gostam de disseminar fofocas e as esclareça, proíba essa atitude dentro da organização, pois uma equipe que fofoca muito não trabalha como deve, sendo ineficiente em seus desempenhos, pois esforçam-se mais para falar mal da vida alheia.

Tire dúvidas, esclareça

Seja claro com sua equipe de trabalho. Cada um tem um nível diferente de esclarecimento sobre como evitar contendas e brigas. Se for preciso ressalte, cole no mural, explique dez vezes, pois ninguém é perfeito.

Delegue com equilíbrio

Não deixe as tarefas apenas nas costas de um membro da equipe, envolva-a por completo e explique as razões de escolher cada um para executar cada tarefa. Diga os pontos fortes de cada um que te influenciaram para delegar cada atividade.

Cuidado com as preferências

Como chefe você pode até ter suas preferências, mas tente não demonstrar. Seja igual em atenção, bonificação e salário para todos da equipe, pois benefícios por preferência podem trazer muitos desentendimentos e competição desleal, por causa de ciúmes.

Quais os principais motivos de conflitos entre os colaboradores?

Sentimento de discriminação no trabalho.

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Inveja.

Fofoca.

Sentimento de frustração ou medo.

Boicote.

Acusações falsas ou verdadeiras.

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Insatisfação salarial.

Depressão.

Desequilíbrio mental, físico, emocional ou espiritual.

Preocupações pessoais.

Falta de reconhecimento.

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Como resolver?

Gestão de conflitos.

Promover treinamento sobre comportamentos humanos.

O líder não deve escolher lados, deve ajudar e ser um conciliador entre as partes.

Esclarecimento de mal-entendidos.

O líder deve estimular a prática do profissionalismo ético.

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Crie um espaço para o diálogo entre a equipe, com soluções para melhorar os pontos fracos e enaltecer os pontos fortes entre eles.

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Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.