Como deixar de julgar as pessoas e ser mais tolerante

É muito desagradável ser uma pessoa intolerante e com o mau hábito de julgar o próximo. Se você tomou a decisão de mudar essa atitude, veja maneiras para ajudá-lo a começar.

Renata Finholdt

Para começar, faça este exercício: olhe-se no espelho e pense por um momento em tudo que tem feito você perder a paciência, ser menos tolerante e julgar as pessoas pelo que fazem ou são. Analise-se por um momento. Depois, ainda se olhando, lembre-se de todas as oportunidades de melhora que você também possui e de quanto isso pode incomodar as outras pessoas.

É tão simples quando falamos dos defeitos dos outros e tão complexo quando temos que observar os nossos próprios defeitos.

Exercício feito, hora de mudar de atitude e deixar as críticas, julgamentos e impaciência de lado.

Observe o que mais pode ser feito:

1- Quando aquele sentimento de crítica vier em sua mente, tente se lembrar do seu exercício e pense que todos têm pontos a melhorar, todos somos humanos e estamos tentando, a cada dia, ser um pouco melhores. Portanto, julgar os outros não vai ajudar nem a você mesmo nem a pessoa vítima de seu julgamento. Procure pensar, quando observar algo errado, de que maneira você pode ajudar. Ofereça ajuda ao invés de criticar.

Advertisement

2- Toda vez que sentir-se impaciente, lembre-se novamente do exercício. Já conhecendo seus pontos a serem melhorados, será mais fácil identifcar o que lhe causa intolerância. Concentre-se em acalmar-se e pensar que todos têm defeitos e qualidades. Ao invés de manter o foco nos defeitos, lembre-se e liste, se necessário, as qualidades.

3- Tenha o real desejo de ser diferente, deixar as críticas e intolerâncias de lado. Você, com certeza, conseguirá iniciar uma linha de pensamento melhor cada vez que observar algo que lhe deixaria insatisfeito e sujeito a críticas. O desejo de mudança é um grande passo para iniciá-la.

Agora, lembre-se de algo importante:

Quando Jesus Cristo veio a esta Terra, apesar de ser um Deus, foi julgado e crucificado por muitas pessoas que eram, entre outras coisas, intolerantes aos Seus ensinamentos. Ele não agradou a todos, apesar de ser perfeito. Muitas pessoas que se achavam melhores do que Ele, O colocaram na cruz, e foram realmente prepotentes e intolerantes.

A mansidão, paciência, humildade e tolerância são virtudes que precisam ser adquiridas e trabalhadas a cada dia. Fazem a diferença na vida de quem as possui e na sociedade como um todo. São essas virtudes que precisamos observar aos que estão a nossa volta e, principalmente, aplicá-las em nossas vidas. Não gaste seu tempo criticando. Aplique seu tempo aprendendo. Não jogue fora seu tempo julgando. Observe formas de ajudar.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.