Como controlar seu risco de ter câncer

Não espere o câncer surgir para, então, você começar a cuidar de sua saúde.

Marcia Denardi

O câncer atualmente é um dos grandes desafios da medicina, visto que a cada ano, o número de pessoas com a doença tem aumentado significativamente. Aliás, ela começou a tomar força realmente a partir do século XX, devido ao aumento populacional e às descobertas científicas em torno dela.

O que causa o câncer

O câncer sempre existiu, mas apenas atualmente, com estudos detalhados, descobriu-se como ele surge e algumas formas de tratamento. A doença mais temida do mundo é causada pela proliferação de células anormais em determinada região, que, se não descoberta e controlada, tende a se disseminar.

As causas dela são diversas, mas profissionais da área e pesquisadores afirmam que, embora alguns fatores possam contribuir para o surgimento do câncer, na maioria das vezes, ele tem causa genética. E está mais comum atualmente, por causa do aumento da longevidade populacional, já que a maior parte dos tipos de câncer está relacionada ao envelhecimento das células.

No entanto, causas externas como alimentação, falta de vitaminas, cigarro, bebidas alcoólicas e estresse, por exemplo, podem ser fortes contribuintes para que o câncer apareça mais cedo ou mais tarde, especialmente se a pessoa tiver uma predisposição genética.

O que se fazer

Ainda não é possível saber com exatidão e previamente se alguém adquirirá câncer no futuro. Mas alguns cuidados são essenciais para evitá-lo. Por isso:

Advertisement

Cuide muito bem da alimentação

de acordo com este artigo, determinados tipos de alimentos são um prato cheio para que a célula cancerígena apareça, cresça e se multiplique. Então, se você é acostumado a comer muita gordura, alimentos com muito conservante ou industrializados e comidas defumadas e assadas na churrasqueira, é melhor começar a controlá-los, pois eles contribuem fortemente para o aparecimento ou proliferação do câncer.

Cuide bem do que você bebe

não é nenhuma novidade que bebidas alcoólicas trazem males diversos, incluindo o câncer. Por isso, elas jamais deveriam ser consumidas. O mesmo se aplica a bebidas muito quentes. Os habitantes do sul do Brasil têm forte hábito de beber chimarrão. Ainda não há estudos que apontam que as substâncias da erva-mate podem ser causadores do câncer, mas o fato de ingeri-la em temperaturas muito altas é um dos grandes responsáveis pela causa de câncer no esôfago. De acordo com este estudo, o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de câncer de todo o Brasil. Por isso, tome seu chimarrão, mas em temperatura amena.

O cigarro é veneno

apesar de tanta campanha contra o tabagismo, ainda é gigante o número de fumantes. Mais grave ainda é o fato de haver tantas pessoas que começam a fumar mesmo tendo consciência dos males que o cigarro provoca para o organismo de um modo geral. O fumante corre o risco de contrair até 50 tipos de doenças. Sendo que 90% dos casos de câncer no pulmão são causados pelo tabagismo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), 200 mil mortes no Brasil são devidas ao uso do cigarro, o que representa uma média de 23 pessoas por hora indo a óbito por culpa do tabagismo. Então, parar de fumar é essencial na prevenção contra o câncer.

Faça exercícios físicos e beba muita água

que ajudam o organismo a funcionar melhor e eliminam impurezas.

Realize exames físicos periódicos

se os tumores cancerígenos forem descobertos no início, têm grandes chances de cura. Por isso, é ideal que se realize exames médicos no mínimo uma vez por ano. As mulheres devem consultar especialmente o ginecologista, que indicará se os órgãos femininos estão em bom funcionamento. E os homens, depois dos 40 anos, precisam deixar o preconceito de lado e realizar também anualmente o exame de próstata, para evitar problemas sérios, que podem levá-los à morte.

Advertisement

Veja mais dicas acessando este link.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.