Como ajudar um filho com câncer a ter esperança

Apesar de ser um momento muito difícil, a esperança deve prevalecer sempre. Veja como ajudar seu filho a ter esperança.

Fernanda Ferraz

Ter ou descobrir o diagnóstico de câncer é muito duro e doloroso, ainda mais se for com um filho. Convivi por dois anos com crianças com câncer e vi o dia a dia, lutas, lágrimas e sorrisos de cada uma delas.

Sentir

. O pai sente a dor do filho e o filho sente a dor do pai, por isso, transpareça alegria e esperança para seu filho. Não lamente ou chore na frente dele, pior ainda é se desesperar. Não demonstre para seu filho que não acredita na cura dele, pelo contrário, mostre perseverança e fé.

Conhecimento

Quanto mais você se informar sobre a doença, tratamento, conversando com médicos, usando a internet para informações, mais ficará tranquilo e ajudará seu filho a entender suas chances.

Força espiritual

. De fato, em momentos como esses, é preciso buscar força celestial, não dá para sorrir toda hora, mas dá para ser forte com a ajuda de Deus, para Deus não há o impossível, a cura de seu filho é possível. Nosso Pai Celestial é tão maravilhoso que permitiu ao homem descobrir o tratamento da quimioterapia, a cirurgia para retirar os tumores. Deus ilumina a mente do homem para que esse saiba como conduzir uma situação e salvar vidas. Por isso, devemos agradecer diariamente.

Orar

. É muito importante que pais e filhos orem juntos, esse ato demonstra dependência, confiança e submissão à vontade de Deus. Essa ligação com Deus fortalecerá toda a família e pode ser que o milagre aconteça, unindo ainda mais filhos e pais.

Advertisement

Mude de assunto

. Não fique o tempo todo falando da doença, nas despesas e dificuldades, para dar esperança é preciso ser mais positivo e confiante.

Histórias e mimos

. Seu filho precisará ainda mais de seu apoio nesta fase que todo o incômodo da doença o afetará, então mime-o como puder, nesse momento nada é demais. Se ele for pequeno, conte histórias para ele, leve desenhos para colorir, monte uma peça engraçada ou, se puder, contrate palhaços para ele rir e se divertir, brinque de fantoches com ele, conte histórias de superação que existem ao monte na internet.

Convide

. Se puder, convide mães e pais de filhos com câncer, traga todos para sua casa, deixem os filhos conversarem, falarem das dificuldades e vitórias que têm ou tiveram. Você pode formular perguntas para todo o grupo e depois oferecer um lanche nutritivo seguindo as recomendações médicas.

Vídeo e música

. Monte um coral com amigos e familiares, cantando as músicas prediletas dele, que também falem de esperança, crie fotos, imagens e vídeos engraçados de todos com roupas e nariz de palhaço, fazendo malabarismo com textos e mensagens positivas.

Acalme-o

. Se seu filho em algum momento se desesperar, seja a força dele, apoie-o, diga o quanto o ama, que tudo vai dar certo, que ele não precisa ficar assim, pois vai melhorar, que muitas pessoas já passaram por isso e hoje estão mais fortes ainda.

Advertisement

TV

Para distrair, alugue filmes dos quais ele gosta e filmes sobre superação, milagres, etc. 

Ame e ame. Forneça todo o apoio emocional de que seu filho necessita e confie que o Senhor fará o melhor, ainda que seja difícil e doloroso.

Nota do Editor: Hoje em dia com a ajuda da internet e redes sociais, pode-se formar páginas ou grupos de apoio para casos como estes. Existem muitas espalhadas de muito para eventos que auxiliam as famílias de crianças com leucemia ou outros tipos de doenças a levantar dinheiro para ajuda no tratamento. O apoio da família e da comunidade ajuda muito nesses casos.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.