Como ajudar um cônjuge portador de deficiência

Veja como ajudar seu cônjuge com suas deficiências e limitações.

Fernanda Ferraz

Às vezes a vida nos surpreende inesperadamente com uma mudança dolorosa. Acidentes ocorrem, problemas de saúde surgem e muitas vezes é inevitável combater as deficiências que acontecem.

Na maioria dos casos você demora a se adaptar, pois estava acostumado a uma rotina diferente da atual, mas a pessoa ainda que deficiente de alguma forma, continua sendo a mesma pessoa com quem você casou e construiu uma vida! Veja como ajudar seu cônjuge:

Seja paciente

Não perca a calma com seu cônjuge, certamente ele necessitará de sua ajuda para executar diferentes tarefas como: vestir-se, comer, beber, tomar banho e fisioterapia. Vai levar algum tempo para todos se adaptarem e por isso a paciência será vital.

Não demonstre

Não demonstre raiva ou use linguajar agressivo com seu cônjuge por causa da deficiência deste. Toda vez que tiver um acesso de irritação por causa das limitações do seu esposo, lembre-se que poderia ser você no lugar dele e que Deus acredita que você terá uma boa conduta de amor e respeito pelo outro.

Apesar..

Apesar das dificuldades causadas pela deficiência, demonstre amor e felicidade em cuidar de seu cônjuge. Não seja egoísta a ponto de só pensar em seu bem-estar, mais do que nunca isso será um teste do quanto você ama seu cônjuge, isso inclui o tempo que tenha que doar para cuidar dele.

Advertisement

Comunicação

Não permita que a deficiência mude o carinho um com o outro. Se isso aconteceu, que ambos tenham uma atitude positiva de serem mais unidos e amáveis.

Cuidado com as cobranças

Não cobre o que não dá para o outro fazer. Na maioria das vezes o outro simplesmente não consegue fazer ou sente-se incapaz, nisso você deverá ajudar, sendo uma fonte de apoio e ternura.

Conforte

Por vezes seu parceiro ficará triste porque gostaria de fazer coisas que não pode mais, como correr, jogar, falar, ouvir… Então você deve confortá-lo nos dias difíceis e ajudá-lo como puder.

Não

Não exclua ou isole seu esposo de atividades ou reuniões em família por conta de sua deficiência.

Reservem tempo

Reservem tempo para ficarem juntos e fazer alguma atividade prazerosa que proporcione alegrias e risos. Um cinema ou um passeio num parque, ainda que seja numa cadeira de rodas.

Advertisement

Busquem juntos

Pesquisem juntos técnicas ou novas alternativas de tratamento que podem ajudar além da fisioterapia, por exemplo:

  1. Acupuntura sistêmica. É utilizada finas agulhas, quase da espessura de um fio de cabelo.

  2. Acupuntura eletromagnética. Esta não utiliza agulha, apenas 2 eletrodos que, quando encostado na pele, transmite impulsos magnéticos de corrente.

  3. Acupuntura auricular. Estímulos feitos nas orelhas com agulhas ou sementes.

  4. Florais e Fitoterapia. Esse tipo de tratamento é indicado para curar males emocionais e melhorar problemas físicos ou de personalidade, trazendo mais relaxamento mental. São utilizadas plantas e flores, que podem passam por um processo de curagem e infusão com água e em alguns outros casos, ingredientes são adicionados.

    Advertisement
  5. Massagens tradicionais e com pedras quentes. Esse tipo de terapia ajuda a relaxar o corpo e diminui as dores musculares.

  6. em,Terapia ortomolecular

(tratamento de minerais e vitaminas via derme). Possui o intuito de fortalecer as pessoas a nível físico, emocional e metabólico.

Referências:

CAT.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.