Como a Páscoa pode lhe aproximar de Cristo

A Páscoa verdadeira é espiritual, em lembrança da fuga do povo de Israel do Egito e também, para os Cristãos, a comemoração da Ressurreição de Jesus Cristo.

Luiz Higino Polito

A Páscoa, como é comemorada hoje, é um dia muito especial para todos: cristãos e judeus, embora cada povo comemore-a de forma um pouco diferente.

E o que comemoramos neste dia que deveria ser tão espiritual?

Leia: Onde Jesus andou durante a Páscoa

A primeira Páscoa

A Páscoa israelita aconteceu há mais de 3 mil anos (Êxodo 12:8-10), onde um cordeiro de um ano, sem manchas, era assado inteiro (sem tirar os miúdos). A carne devia ser assada para que pudesse ser colocada sobre a mesa, sem que o cordeiro se desmanchasse. Nessa Páscoa (Passagem), o povo de Deus deveria comer e sair às pressas, em busca de libertação.

Nessa primeira Páscoa, aconteceu a fuga dos hebreus do cativeiro no Egito, depois de ficarem lá por 430 anos como servos. Moisés foi quem conduziu o povo hebreu, sob a supervisão do Senhor, após as muitas pragas que fizeram com que o Faraó deixasse o povo sair para o deserto, em busca da Terra Prometida. O filme “Os Dez Mandamentos”, com Charton Heston, é muito comum de ser reprisado na semana de Páscoa, na TV, e aborda exatamente as pragas e a fuga do povo Hebreu do Egito.

Advertisement

A Páscoa hoje em dia

Depois de Jesus Cristo ter realizado o sacrifício expiatório (que abrange o Seu sofrimento no Jardim do Getsêmani, a crucificação e a sua ressurreição), cessou por completo aquela comemoração antiga, para nós, Cristãos.

A Lei foi cumprida pelo Salvador em sua totalidade, e o Senhor instituiu o Sacramento, pouco antes de Sua crucificação (Lucas 22:14-16- (onde lemos sobre a última Páscoa, antes de ser instituído o sacramento).

Nós, cristãos comemoramos, portanto, a Ressurreição de Jesus Cristo.

E esse dia é cheio de significado!

Como podemos nos aproximar de Cristo neste dia de Páscoa?

A Páscoa pode ser um bom começo, mas logicamente deveríamos estudar mais para aprendermos a respeito da vida e obra de Jesus Cristo, Sua Expiação (onde Ele tomou sobre Ele todos os nossos pecados, doenças e aflições), e a Sua gloriosa e espantosa Ressurreição.

Advertisement

A vitória de Jesus Cristo sobre a morte possibilitou também, que todos nós pudéssemos ressuscitar e mediante o arrependimento de nossos pecados e aceitação do Seu sacrifício, obter o Seu perdão e receber todas as Suas inimagináveis bênçãos.

Leia: 3 formas de nos aproximarmos mais de Jesus Cristo

Aprendendo a respeito de Cristo

Numa revista tão especial a respeito da vida e obra de Jesus, podemos aprender muita coisa a respeito Dele! Coisas tais como as que colocarei a seguir:

“Jerusalém foi o palco dos momentos finais da vida mortal do Filho de Deus. Aqui Ele sofreu a agonia do Getsêmani, foi preso, julgado, condenado, padeceu a dor indescritível da morte na cruz, foi sepultado na tumba de José e ressurgiu triunfante na Ressurreição.

Ninguém pode compreender plenamente o esplendor de Sua vida, a majestade de Sua morte, Suas dádivas a toda a humanidade.

Advertisement

Declaramos, assim como o fez o centurião por ocasião da morte de Cristo: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”. (Marcos 15:39) (Gordon B. Hinckley, pg.5)

Leia: Jesus Cristo e Páscoa: o que você ainda não sabe e precisa aprender

Criador e Senhor do vasto Universo

“…ao fixarmos o olhar no cosmo infinito, podemos contemplar humildemente a vastidão das obras divinas.

“Muito antes de nascer em Belém e ficar conhecido como Jesus de Nazaré, nosso Salvador era Jeová.

“Já naquele estágio, sob a direção do Pai, Cristo era o Senhor do universo, que criou mundos incontáveis – o nosso é apenas um deles. (Ver Efésios 3:9; Hebreus 1:2.)

Advertisement

“Quantos planetas no universo são habitados? Não sabemos, mas não estamos sós no universo! Deus não é o Deus de um único mundo!

“Testifico que Jesus é verdadeiramente o Senhor do universo, “que por [Cristo] e por meio dele e dele os mundos são e foram criados; e seus habitantes são filhos e filhas gerados para Deus”.

Por ter-nos comprado (ver I Coríntios 7:23) com Seu sangue redentor (ver Atos 20:28) na grande e maravilhosa Expiação, Jesus tornou-Se nosso Legislador. (Ver Isaías 33:22.) É pela obediência a Suas leis e mandamentos que poderemos voltar, um dia, à presença Dele e de nosso Pai Celestial.” (Neil Maxwell, pg.6)

Jesus Cristo voltará em glória. Muitas pessoas acham que será em breve!

“Só esses fatos cósmicos já mencionados seriam o suficiente para fazer com que nos prostrássemos hoje, bem antes do dia do Juízo Final, ocasião em que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Cristo” (idem, pg.7).

Muitos cristãos esperam ansiosamente a Segunda Vinda em glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Advertisement

Muitos sinais de Sua chegada já foram cumpridos e embora ninguém saiba o dia exato de Sua volta, muitos acreditam que não falta muito tempo para que isso aconteça.

Então viveremos um período de mil anos de paz, o Grande Milênio, depois de tanta guerra e tanto sofrimento.

É isso que significa a Páscoa: Ressurreição e uma nova oportunidade para todos nós nos tornarmos a pessoa que Jesus Cristo espera que nos tornemos, para herdarmos a Paz e a Glória que só Ele pode nos proporcionar!

Assista:O poder expiatório de Jesus Cristo

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!