Cinco maneiras eficazes de lidar com a depressão

Maneiras de enfrentar a depressão na rotina diária.

Lynn Scoresby

A depressão é uma desordem psicológica debilitante que pode manifestar-se de várias maneiras. Alguns dos sintomas da depressão incluem:

  • Perda ou ganho de peso entre 3-9 quilos.

  • Insônia ou sono em excesso.

  • Movimentos corporais ou pensamentos mais lentos.

  • Fadiga.

    Advertisement
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa.

  • Concentração reduzida, indecisão ou esquecimento.

  • Pensamentos sobre morte ou suicídio.

As mulheres são duas ou três vezes mais propensas a ter depressão do que os homens, e ela é mais comum em pessoas entre 18 e 44 anos. Pesquisas atuais sugerem que a depressão pode ser resultado de desequilíbrios na química do cérebro. Milhares de experiências indicaram que mudanças na concentração de neurotransmissores, os mensageiros do cérebro, são a causa do problema. Tais desequilíbrios no cérebro podem interferir com o pensamento e a emoção normais.

A depressão não tem que ser uma condição permanente. Há terapias eficazes disponíveis para pessoas que sofrem com essa desordem. Se você teve três ou mais dos sintomas acima com duração de duas semanas ou mais, pode estar sofrendo de depressão e deve procurar seu médico.

Advertisement

Além disso, as sugestões a seguir são algumas coisas que você pode fazer por si mesmo para ajudá-lo a sentir-se melhor.

1. Comece uma atividade física regular

Escolha algo de que goste, como corrida, natação ou outra atividade física divertida e que acelere seu coração. Estudos recentes mostram que 30 minutos de exercício moderado todos os dias é tão eficiente no tratamento da depressão quanto a medicação. Encontre uma atividade fácil, prazerosa e que não exija muito esforço no início. Comece devagar para evitar lesões e quando começar a sentir-se melhor, aumente a quantidade ou intensidade do exercício.

2. Reúna-se socialmente com pessoas que são importantes para você

Frequentemente quando as pessoas estão deprimidas, a última coisa que querem fazer é sair e socializar. Entretanto, passar tempo com pessoas que se importam com você pode estimular sentimentos de felicidade e prazer. Também faz você sair do isolamento e se distrair para desviar o pensamento de sua tristeza.

3. Converse sobre o assunto com alguém em quem confie

Não tente lidar com a depressão sozinho. As pessoas deprimidas com frequência se convencem de que podem lidar com isso sozinhas quando na verdade precisam de ajuda. Ter um amigo ou membro da família que saiba o que você está passando irá ajudá-lo a sentir-se menos solitário e desamparado. Você também terá um observador objetivo que pode monitorar seu comportamento e incentivá-lo a buscar orientação médica, se necessário.

4. Participe de atividades de serviço

Faça algo por alguém que esteja necessitado, como visitar uma pessoa solitária em um asilo ou uma criança doente. Você ficará surpreso ao ver o quanto servir pessoas necessitadas fará com que seus próprios problemas pareçam menores.

Advertisement

5. Estabeleça metas realistas para si mesmo

Não espere realizar grandes coisas enquanto estiver deprimido. Reconheça e cumprimente-se por suas pequenas realizações durante esse período difícil. Evite comparar-se com outras pessoas que pareçam ter a vida perfeitamente sob controle. Em vez disso, veja as coisas que está fazendo apesar da depressão.

Traduzido e adaptado por Silvia Moraesdo original Five effective ways to manage depression, de Lynn Scoresby.

Toma un momento para compartir ...

Lynn Scoresby

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.