Características do 4º e 5º mês de uma gravidez saudável

Veja as modificações que ocorrem nesta fase tão única e aprenda mais sobre seu bebê.

Fernanda Ferraz

Que lindo mamãe! Enfim, finda o terceiro mês de gestação e uma nova etapa começa. Apesar de a barriga não mostrar muito, seu filho continua a crescer e a se desenvolver com tamanha velocidade.

A família, neste período, já anseia por saber o sexo do bebê e já palpita se vai ser menino ou menina, sempre há uma torcida. A mãe já anda ansiosa para começar a comprar o enxoval e acessórios. E, às vezes, já os compra antes mesmo de conhecer o sexo do bebê. As vovós mimam mamãe e bebê. A frequência dos beijos e carinhos na barriga cresce muito. A maioria das pessoas conhecidas, quando te verem, vai tocar na sua barriga, é completamente normal.

Que maravilha! Agora está mais perto de saber o sexo da criança. O nome, também, começa a ser pensado com mais frequência, se os pais já não o tiverem escolhido!!!

Vamos ver, então, mamães e papais, como é o desenvolvimento desta fase.

Quarto mês

. Parabéns mamãe! No quarto mês, o bebê continua crescendo velozmente. Cresceu cerca de 8 cm e pesa cerca de 25 gramas, já possui impressão digital e faz movimentos com as mãos e pés, chupa o dedo e faz caretas, seus cabelos e sobrancelhas já estão crescendo.

Advertisement

Peso e desenvolvimento

. A mamãe já pode ter engordado, nesta fase, mais de 4 kg. E, o bebê, também, continua a ganhar massa e forma. No desenrolar deste mês, ele já pode ter passado de 200 gramas, as unhas das mãos e pés já estão formadas, os movimentos intensificam-se cada vez mais e as articulações também.

Apesar da mãe não sentir, o bebê tem, constantemente, soluços. Nesta fase, ele é quase do tamanho de um abacate. A criança começa as brincadeiras dentro da barriga da mãe, estica, puxa, aperta o cordão umbilical. E, a mãe sente tudo isso por dentro.

Quinto mês

. Nesta fase, é bom evitar sapatos altos, pois a gravidez está avançando com o crescimento do útero e da barriga. Isso pode trazer certa instabilidade e desequilíbrio para a mãe caminhar, por conta do peso dos órgãos. O bebê, no início desta fase, pode está medindo cerca de 13 cm e pesando 140 gramas, aproximadamente. O esqueleto do bebê vai ficando mais rígido e a medula começa a ser protegida por uma substância protetora chamada Mielina.

Nesta fase, é provável o médico pedir um exame morfológico para saber se está tudo bem com o bebê, se tem todos os dedinhos, medir o crânio, ver os batimentos cardíacos. O mais legal é que com esse exame, você pode ver os movimentos do bebê com mais perfeição.

Nesta fase, uma camada protetora, chamada Vérnix, embala o corpo todo do bebezinho, pele e orifícios. Essa é uma camada gordurosa e grossa que ajuda o bebê na hora do parto. O bebê está aproveitando essa fase, enquanto ainda tem um pouco de espaço, pois em breve tudo ficará muito apertado, e ele reduzirá os movimentos por conta disso. No final do quinto mês, o bebê pode chegar a pesar cerca de 500 gramas.

Advertisement

Sinais no corpo

. É inevitável o aparecimento de alguns sinais por conta da transformação no corpo da mulher. Por exemplo, podem aparecer estrias nos seios, barriga, pernas e glúteos. Isso ocorre porque a pele se esticará. O aumento dessa elasticidade “forçada” e o ganho de peso ocasionam o surgimento das estrias. Isso é inevitável, pois o bebê precisará crescer e a mãe, como é comum, sentirá mais desejo de comer. O indicado é a mãe hidratar bem a pele e o organismo e ter uma dieta saudável.

Sensações deste período

. Aumento de apetite. Tontura. Cansaço. Prisão de ventre. Dores de cabeça. Dores nas costas. Câimbras. Aumento da pressão. Aumento dos batimentos cardíacos (Frequência cardíaca). Maior aceitação da gravidez. Maior compreensão das mudanças. Leve irritabilidade e mudança de humor. Crises de choro. Inchaço e maior sensibilidade na gengiva.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.