Bebês entendem? 4 coisas que você não deve dizer a eles!

Saiba que frases você precisa parar de falar para que ele confie e obedeça mais!

Evelise Toporoski

Quando dois adultos se tornam pais, não recebem um manual de instruções sobre como agir e educar os filhos. Nem sempre você vai ter total segurança que estará agindo de maneira correta na educação de seu filho.

Alguns pais defendem a rigidez na educação, com palavras duras para impor respeito e até mesmo batem para corrigi-los.

Atualmente, alguns estudiosos defendem o diálogo e que há outras formas de educar, ter autoridade em relação aos filhos, sem ser um grande ditador. Para o educador e filósofo indiano Krishnamurti, “a verdadeira educação está na inteligência e não na disciplina”.

Por isso, desde sempre, é importante conversar com a criança, mesmo que ela ainda não consiga se expressar, assim, um elo de confiança já vai sendo criado entre pai e filho desde os primeiros meses de vida.

Para os especialistas em educação, estas são algumas frases que você jamais deve utilizar nestas conversas:

Advertisement

1. “Essa injeção não vai doer”

A criança acredita no que os pais falam, mas se você disser pequenas mentirinhas como estas, ela vai perder a confiança em qualquer outra situação. Se você esquecer o chocolate que prometeu trazer ou não aparecer em um compromisso escolar, ela terá ainda mais motivos para não confiar nos pais no futuro.

2. “Como você é teimoso”

Estas e outras conotações negativas fazem mal à criança. Ela vai crescer acreditando que é teimosa, burra, que não faz nada direito e se tornará um adulto com baixa autoestima. Por outro lado, elogiar demais e colocá-la em um pedestal também faz mal, pois ela ficará frustrada quando na escola ou em outro lugar descobrir que ela não é tudo aquilo que sempre disseram. O ideal é ser sincero, principalmente nos elogios, e mostrar que seu filho tem qualidades e defeitos – assim como qualquer outra pessoa.

3. “Se você não obedecer, eu vou embora”

A obediência tem que existir porque os pais têm autoridade e o respeito do filho, e não porque ele se sente ameaçado a perder os pais. Em pouco tempo esta ameaça nem terá mais efeito, porque a criança vai perceber que você não fala a verdade.

4. “Porque sim/não”

Desde sempre explique o motivo pelo qual você está chamando a atenção de seu filho. Por exemplo, fale que ele não pode subir na cadeira porque é perigoso e pode cair e se machucar. Sempre que você explica, das próximas vezes, seu filho já vai entender que vai ao desobedecer estará correndo um risco, e não apenas testando a autoridade dos pais.

Não se sinta culpado se você já falou algumas dessas frases para seu filho. Os pais também estão em processo de aprendizado e construção, e sempre tem uma nova chance de provar que estão dando o melhor de si na educação de seus filhos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!