Avião, ônibus ou carro? Dicas para viajar com os animais de estimação

Dicas para viajar com seu bichinho e esclarecimento das principais regras.

Suzana Ribeiro

Algumas pessoas perdem ótimas oportunidades de viajar por não terem quem cuide de seu amigo durante a ausência. Se isso já aconteceu com você, experimente ler as dicas abaixo, talvez consiga levá-lo junto na próxima!

No entanto, toda viagem exige preparação (algumas mais, outras menos) e quando se trata de viajar levando seu bicho de estimação, o percurso precisa ser ainda mais bem planejado.

Avião

Esse tipo de viagem é a mais trabalhosa quando se trata de levar animais, mas é possível, e está se tornando cada vez mais comum, inclusive. Será necessário:

  • Comprovante de vacinação contra raiva.
  • Certificado de inspeção veterinária (Atestado de Saúde) emitido no máximo 10 dias antes da viagem.
  • Certificado de Aclimatização (Se a raça é compatível com a temperatura do lugar de destino). Faça essa consulta com bastante antecedência, pois os critérios são rigorosos e podem impedir a viagem.
  • Em caso de viagem internacional, o animal precisará passar por consulta prévia com um veterinário do Ministério da Agricultura.
  • É indispensável o uso das caixas de transporte, e o pagamento de passagem extra para acomodar o animal ao lado do dono.
  • Verifique se seu animal está dentro do limite de peso permitido pela Companhia Aérea e o valor das taxas.
  • Filhotes muito novinhos geralmente não são permitidos.

Ônibus

Para essas viagens cães e gatos não precisam apresentar o GTA (Guia de Trânsito Animal), mas o dono deve ter em mãos um atestado que comprove as boas condições de saúde do animal. O documento deve ser emitido no máximo 15 dias antes da viagem. Também é necessário o uso de caixas de transporte e pagamento de passagem extra para acomodar o animal ao lado do dono. Informe-se com antecedência sobre as regras específicas da empresa rodoviária que irá utilizar.

Carro

Esse é o meio mais utilizado para transportar animais e é provável que o seu já esteja até acostumado a passear no veículo, mas quando o trajeto é mais longo, é importante:
Levar os atestados de vacinação e GTA.

Advertisement
  • Alimentar o cão 4 horas antes da viagem e deixá-lo beber água 1 hora antes, fazendo-o permanecer em jejum durante toda a viagem, para evitar nauseas e vômitos. Em caso de gatos, a refeição pode ser 2 horas antes.
  • Parar de hora em hora para possíveis necessidades fisiológicas e beber um pouco de água.
  • Não usar ar condicionado muito diferente do ambiente externo.
  • Não levar o animal solto, nem com a cabeça para fora do carro. Qualquer movimento mais brusco pode prejudicar a atenção do motorista. É altamente recomendável o uso das caixas de transporte, em tamanho confortável para o animal.
  • Existem calmantes naturais em vários pet shops, se seu animal é agitado, converse com o veterinário sobre essa possibilidade.
  • Também existem fraldas veterinárias que podem evitar um desagradável desastre!

Boa Viagem!

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.