Atenção para a cor da sua urina: Ela pode revelar sérios problemas de saúde

Já parou para observar seu xixi? Reparou a cor exata que sua urina possui? Fique atento a esses e outros detalhes comuns do seu dia a dia que podem indicar problemas de saúde.

Cibele Carvalho

Existem vários sintomas que nosso corpo demonstra como reação quando algo não está funcionando adequadamente, podemos sentir dor de cabeça, pode surgir uma íngua, febre, entre outros sintomas que nos dão um sinal de alerta para buscar um médico e descobrir o que há de errado.

file:///C:/Users/Amd/Documents/ARTIGOS/familia.com.br/saude/saude-da-mulher-um-sintoma-urgente-que-voce-nunca-deve-ignorar

Da mesma forma, ocorre com a cor da nossa urina, se observarmos algumas mudanças, podemos descobrir problemas de saúde desconhecidos, e ainda ajudar-nos a prevenir outros problemas mais sérios, impedindo que avancem para estágios mais perigosos.

Você costuma prestar atenção na cor da sua urina após fazer xixi? Sente dor ou desconforto quando vai ao banheiro? Com que frequência vai ao banheiro para fazer xixi durante o dia? Costuma segurar até o máximo de tempo seu xixi para ir ao banheiro quando não aguenta mais?

Esses e outros questionamentos que você pode estar se fazendo agora, explicam outros desconfortos e desencadeiam doenças em seu organismo. Observe atentamente as explicações a seguir a respeito dos cuidados com o trato urinário:

Advertisement

1. Seu xixi tem algo para lhe contar

A cor padrão (saudável) da sua urina deve ser amarelo-claro, um tom que possa ser possível observar à sombra. A frequência adequada, ideal de ir ao banheiro para urinar durante o dia deve ser de no mínimo 5 vezes ao dia. A quantidade de urina despejada não indica que está tudo bem, pois algumas infecções e doenças não interferem na quantia, e sim na cor e espessura da urina. Observe atentamente isso.

2. Água: Você e eu já sabíamos disso, mas..

Precisamos manter nosso corpo hidratado durante o dia inteiro, a necessidade ou falta de líquido irá refletir na cor da nossa urina e consecutivamente na saúde do nosso trato urinário.

Quem não sabe disso? Ora todos sabemos! Mas, quem pratica isso de forma totalmente correta sempre? Acho que poucos. A água é um dos mais baratos e importantes remédios que tomamos para evitar doenças, deveríamos ingerir 2 litros de água todos os dias.

Quando seguramos o xixi, impedimos que o fluxo normal de eliminação do sódio e a retenção de água ocorra, fazendo nossos rins trabalharem mais do que deveriam, o que pode desencadear insuficiência renal, que se torna crônica quando não é tratada.

file:///C:/Users/Amd/Documents/ARTIGOS/familia.com.br/saude/5-exames-medicos-que-toda-mulher-deve-fazer

Advertisement

3. Quando tudo parece normal

Geralmente as doenças renais são silenciosas, ou com sintomas comuns do dia a dia, como cansaço, dor nas costas, espuma na urina, inchaço nos pés ou tornozelos, dessa forma, só serão identificadas após a realização de exames de sangue e de urina, então se acaso sente algum desses sintomas, fique alerta.

Outros sintomas do aumento de acidez na urina e de toxinas no sangue são as náuseas, vômitos e perda do apetite, principalmente quando ocorrem pela manhã. Observe a cor da sua primeira urina, se essa for mais escura, concentrada e visivelmente alaranjada ou marrom, procure cuidados médicos, pode ser sintoma de insuficiência renal.

file:///C:/Users/Amd/Documents/ARTIGOS/familia.com.br/saude/7-razoes-po-que-o-sodio-esta-literalmente-destruindo-o-seu-corpo

4. Parecendo um arco-íris

Alguns medicamentos ou alimentos costumam dar vida nova a nossa urina, então antes de sair correndo à procura de um especialista, acaso sua urina apareça com cores roxa, alaranjada, verde, marrom ou vermelha, pense se no que comeu ou se está tomando algum medicamento novo que possa ter causado isso. Porém, observe os sintomas descritos acima, perceba-se, cuide-se.

5. Sangue: Extremamente preocupante

Se observar a presença de sangue em sua urina, ou cor avermelhada, ou mesmo se estiver com dores e dificuldades para urinar, procure imediatamente um médico especialista. A presença visível a olho nu ou mesmo imperceptível de sangue na urina pode ser causada por algumas doenças, tais como: cálculo renal, câncer renal, câncer na bexiga, anemia falciforme, trauma renal, endometriose, entre outras doenças.

Advertisement

Nosso tempo é precioso, corremos, trabalhamos, estamos sempre atrasados e apressados, contudo quando alguma doença nos pega de surpresa precisamos paralisar todas as nossas tarefas. Evite contratempos realizando cuidados diários com seu corpo, beba mais água, vá ao banheiro quando tiver vontade, viva sua vida cuidando de sua saúde e bem-estar, afinal você é um ser humano e não um robô, se suas peças têm defeitos uma troca pode não ser suficiente.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.