Aprenda a como lidar com um membro da família que tem HIV / AIDS

Dia 1 de dezembro é o dia internacional da luta contra a Aids. Se você tiver um membro da família com o HIV, AIDS, ou conhecer alguém que tenha desenvolvido a doença, saiba aqui 8 formas de como lidar com os portadores do vírus.

Devin Thorpe

Se você tiver um membro da família com o HIV, o vírus que causa a AIDS, ou que tenha desenvolvido essa doença, a primeira coisa, a saber, é que você não corre nenhum risco de contraí-la através do contato casual. Você não se contaminará por um abraço ou um beijo. Comece então abraçando.

O vírus é transmitido através de sexo, agulhas hipodérmicas compartilhadas e agulhas de tatuagem infectadas. O suprimento de sangue é geralmente considerado seguro nos EUA e também no Brasil, pois é cuidadosamente rastreado. Considere o seguinte conselho para ajudá-lo a se relacionar com um membro da família que tenha HIV ou AIDS.

1. Seja otimista

Uma pessoa com HIV que ainda não desenvolveu a AIDS poderá potencialmente permanecer saudável por décadas e poderá esperar viver uma vida longa. Sua interação com um membro da família infectado nunca deve indicar que você pensa o contrário. Imagine ir até um amigo com diabetes e sugerir que ele tem a probabilidade de morrer em breve. Isso seria um absurdo. Não é diferente quando se trata de um membro da família com o HIV. Vá em frente e planeje o futuro.

2. Seja sensível

Uma pessoa com AIDS pode ser tratada com sucesso e manter um estilo de vida normal durante muitos anos. Cada caso é diferente, então seja sensível ao que você vê e ouve desse membro de sua família.

3. Não julgue

Você não iria julgar um membro da família que tivesse câncer, diabetes ou doença cardíaca. Não julgue um membro da família que tenha HIV ou AIDS.

Advertisement

4. Seja educado

Saiba tudo o que puder sobre o HIV / AIDS (SIDA em Portugal). Você pode começar com uma variedade de recursos on-line, incluindo as ONGS beneficentes que ajudam no apoio aos portadores dessa doença.

5. Seja solidário

Da melhor maneira que puder, coloque-se no lugar de seu familiar. Imagine como você poderia se sentir assustado. Ofereça o amor e apoio que você gostaria de ter se estivesse com HIV. Pacientes com AIDS são, por vezes, vítimas de discriminação, o membro de sua família irá adorar o seu apoio, especialmente se ele estiver sujeito à discriminação no trabalho, em casa, na escola.

6. Expresse amor

Muitas das pessoas com HIV e AIDS relatam que as pessoas as tratam de forma diferente quando sabem sobre o seu diagnóstico. Tenha certeza de expressar amor e carinho pelos seus familiares, justamente da mesma forma que antes, depois que você souber do seu diagnóstico.

7. Esteja alerta

Se você for responsável em ajudar a cuidar de alguém com HIV ou AIDS, esteja alerta quanto a dar os tratamentos prescritos pelo médico.

8. Seja útil

O custo do tratamento pode chegar a US $ 15.000 por ano apenas com os medicamentos. Felizmente, no Brasil, os portadores de HIV/AIDS recebem tratamento gratuito. Assegure-se de que as pessoas tenham acesso às informações que poderão ajudá-las a fazer o tratamento através de recursos do governo e obter os medicamentos nas farmácias de alto custo espalhadas pelo Brasil.

Advertisement

Seguindo essas dicas, você poderá construir uma relação mais forte com um membro da família que seja HIV-positivo ou que tenha desenvolvido a AIDS. Muitos sentem que são estigmatizados por pessoas que sabem que eles têm a doença. Você poderá não ser capaz de mudar a forma com que as outras pessoas irão tratar os membros de sua família que tenham HIV ou AIDS, mas você poderá controlar a sua forma de se relacionar com eles.

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original How to deal with a family member who has HIV/AIDS.

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.