A importância da comunicação entre irmãos

A eficácia na comunicação familiar é muito importante para que os irmãos desenvolvam uma parceria genuína e duradoura na vida.

Suely Buriasco

A comunicação é uma forma de expressão natural do ser humano; é uma capacidade que se desenvolve pela necessidade de interação com o outro. Ela pode se manifestar de forma visual, escrita ou auditiva. O fato é que comunicar-se é buscar uma maneira de estabelecer contato.

Aptidão para o entendimento

O vídeo anexo, além de ser uma graça, representa muito bem a aptidão humana para o entendimento propiciado pela comunicação. É muito interessante como os irmãos se entendem através de uma linguagem compreensiva apenas para eles. Em toda a história da humanidade, as pessoas buscam encontrar maneiras de interagir e manter o convívio, afinal somos seres sociais e dependemos uns dos outros. E, como demonstram os irmãos no vídeo, sempre é possível se fazer compreender.

Dificuldades de comunicação

Infelizmente nem sempre a comunicação entre irmãos é assim tão clara e divertida; dificuldades existem até porque são individualidades diferentes, personalidades próprias com defeitos e qualidades. Mesmo nascidos dos mesmos pais e vivendo no mesmo ambiente, manifestam-se de forma diferente, respondendo aos mesmos estímulos de maneira desigual. Irmãos brincam e brigam entre si, são capazes de demonstrar grande união quando sentem que precisam defender um ao outro de estranhos e de se tornarem grande rivais quando o que se evidencia são os interesses particulares. É então que surgem os conflitos e os desentendimentos que podem bloquear a comunicação, tornando a convivência muito difícil.

Educação familiar

Os pais precisam observar atentamente a relação dos filhos desde a tenra idade; a maneira como eles chegam num entendimento ou não é uma forma de aperfeiçoá-los. A comunicação eficaz é fundamental no processo da educação que se inicia pelo exemplo dos pais. Assim, o cultivo do diálogo entre os cônjuges e destes com os filhos será o espelho que irá refletir na construção do diálogo entre os irmãos. O respeito que os pais demonstram entre si e em relação aos filhos é fundamental para que esses aprendam a considerar as diferentes maneiras de pensar e reagir das pessoas. Alguns costumes, ao serem implantados nas relações familiares desde o início são fundamentais para a boa educação e o reconhecimento da dignidade de todos. Hábitos simples como: pedir “por favor”, dizer “obrigado” e “pedir perdão” causam grande efeito.

O relacionamento entre irmãos

O que os pais esperam é que os filhos se tornem cada vez mais amigos e criem uma relação de colaboração e compreensão mútua que se perpetue por toda a vida; que quando de sua ausência eles preservem a família e se apoiem nas dificuldades da vida. Para tanto é imprescindível que os filhos aprendam a se comunicar de forma empática e desenvolvam o diálogo franco e afetuoso. Sendo assim é de suma importância que os pais evitem as rivalidades e intensifiquem a pacificação. Conforme o artigo Relação entre irmãos da psicóloga portuguesa Adriana Campos: ” …a maioria dos filhos acabam sempre por agradecer aos pais o facto de lhe terem dado um irmão – é pelo menos neste sentido que vários estudos apontam“.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.