8 maneiras de melhorar como pai

8 maneiras de ser um pai melhor, mais dedicado a família e aos filhos.

Izabel Torquato

Paternidade é a maior chance de ajudar na formação do caráter e personalidade de uma criança, por isso é muito importante que cada pai possa compreender sua responsabilidade e privilégio. No mundo atual, há muitos lares sem pai, sem uma referência masculina, e isso afeta os sentimentos dos filhos.

Acredito que todo pai pode melhorar as habilidades que já possui:

1. Sinceridade

: analise o seu comportamento e o exemplo que dá ao seu filho.

2. Humildade

: busque ajuda espiritual através de orações sinceras, buscando a inspiração de nosso Pai Eterno para ter a direção correta em sua vida, em suas escolhas e em seu dia a dia.

3. Integridade

: mantenha sua mente, corpo e espírito limpos, longe das influências negativas de pessoas e de lugares que possam contaminar suas decisões.

Advertisement

4. Metaescrita é sonho alcançado, e meta pensada é um sonho sonhado

Sem colocarmos metas em nossas vidas, jamais teremos o resultado que queremos. Se algo não está bem, temos a necessidade de observarmos nossas pequenas ações, e assim identificarmos e obtermos a solução para os problemas e as dificuldades.

5. Organização pessoal e familiar

tenha sempre em mente suas metas, e com isso o objetivo de melhorar sempre. Quando temos filhos indisciplinados, podemos criar metas para obtermos mais disciplina. Muitas vezes, queremos que a outra pessoa mude seu comportamento, porém o meio exerce poder sobre nós e afeta nossas atitudes. Então, é melhor verificar a causa da atitude incorreta, e ver se não contribuímos para tal indisciplina, e assim, juntos, como pais e filhos, chegarmos à união, ao objetivo de sabermos conviver bem, mesmo sendo todos imperfeitos. Nesse momento, não é bom ser intolerante e exigente em demasiado.

6. Limpeza

: hábitos de limpeza pessoal e do lar convidam a harmonia, a paz e os pensamentos construtivos e positivos. Um ambiente agradável é um lugar limpo com pessoas que estão limpas fisicamente, moralmente e espiritualmente.

7. Voz

: o tom da voz usado para corrigir, educar, ensinar, repreender deve ser de acordo com a situação, porém jamais fale quando estiver irado. Procure acalmar-se e depois exponha seus sentimentos e modo de pensar.

8. Amor

: demonstre o que sente através de atitudes benéficas: bondade, mansidão, carinho, honestidade, amabilidade, compreensão, paciência, tolerância e cooperação.

Advertisement

Quando um pai amoroso e compreensivo ensina a seus filhos, o resultado é sempre positivo, para isso é importante lembrar:

Individualidade

é importante que o pai tenha tempo para si mesmo, para que reúna energia e sabedoria para que, quando for necessário, tenha em reserva. Então, tenha momentos para ler, praticar esporte, viajar, tomar sorvete, caminhar. Algo que o faça sentir que é um ser especial, e não um escravo de responsabilidades.

Espiritualidade

busque dentro de si o progresso mediante o viver digno e coerente.

A convivência nada mais é do que a arte da empatia, da tolerância, do progredir e de ajudar o outro em seu progresso. Deixemos de ser tão exigentes, pois todos temos dificuldades e podemos aumentar as dificuldades uns dos outros ou simplesmente suavizar e beneficiar nosso modo de viver.

Quando realmente temos amor aos nossos familiares, enxergamos o que possuem de melhor e conquistamos espaço dentro de seus corações na certeza de que podemos e acreditamos que obteremos a felicidade diária.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.