7 maneiras que a maioria das pessoas lê o rótulo nutricional errado (isso pode estar afetando a sua saúde)

Quantas vezes você já leu os rótulos dos produtos que traz para casa? As informações contidas nos rótulos dos produtos pode mudar a forma com que você escolhe seus alimentos.

Renata Finholdt

Você tem o costume de ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos antes de optar por comprá-los quando está no supermercado?

Consegue identificar nos rótulos as informações mais importantes sobre aquele produto?

Muitas pessoas ainda não tem o hábito de ler rótulos no momento da compra, talvez porque estejam com pressa para terminar as compras ou até mesmo porque simplesmente não conseguem identificar o que aquelas palavras tão pequenas com suas porcentagens querem realmente dizer.

Fato é que as informações contidas nos rótulos são informações importantes para conhecimento do produto. Quando sabemos a quantidade de açúcar, por exemplo, que um determinado produto à venda possui, podemos mudar de ideia e simplesmente não deixar que entre mais em nossa casa. Já quando somos leigos, podemos consumir alimentos altamente prejudiciais a nossa saúde e de nossa família.

1. Informação sobre glúten

Há muitas pessoas com doenças celíacas (intolerância ao glúten) que não podem consumir alimentos que o contenham. Essas pessoas podem ser facilmente enganadas quando, por exemplo, no rótulo existe a informação “Não contém glúten”, mas na descrição dos ingredientes existe farinha de trigo, alimento que contém glúten. Mesmo que na frente do rótulo saliente algum tipo de informação vale a pena conferir o rótulo todo a fim de confirmar tal descrição.

Advertisement

2. Tabela nutricional

Muita gente acha que ler o rótulo do produto é olhar a quantidade de calorias que ele proporciona. Na verdade, as informações da tabela são importantes, mas não são as únicas. Observar os ingredientes com os quais o produto é fabricado deve ser a primeira coisa que você deve fazer ao ler os rótulos. Ali existes informações valiosas.

3. Ingredientes por ordem de quantidade

Por que você acha que alguns alimentos à base de farinha têm sempre ela como iniciante na lista de ingredientes? Simplesmente porque os ingredientes ali descritos são colocados em ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que existe em maior quantidade até o de menor quantidade.

4. Prioridade dos ingredientes

Ao ler o rótulo de um alimento observe sempre se os três primeiros são produtos químicos ou açúcares e gorduras. Isso quer dizer que existe em seu preparo uma quantidade muito grande de tais componentes, que este produto não é considerado saudável.

5. Nutrientes

Vamos voltar à tabela nutricional e ao que ela representa. Ali existem informações importantes, por exemplo, a respeito da quantidade de fibras alimentares, sódio, entre outros. Quanto mais fibras melhor, quanto mais sódio pior. Então, fique atento para conhecer o produto que você vai levar para sua casa.

6. Alimentos integrais

Para que um alimento seja integral de verdade é preciso que o primeiro alimento da base de ingredientes seja integral também. Caso não seja, você pode estar sendo enganado. Na dúvida, busque outros alimentos similares e leia o rótulo.

Advertisement

7. Calorias

Você já deve ter percebido que a tabela nutricional indica a porcentagem de calorias para uma dieta baseada em duas mil calorias por dia. Porém, já é de conhecimento que cada indivíduo tem uma necessidade calórica diária diferente, então basear sua dieta em um percentual calórico assim pode ser perigoso.

Dica: Da próxima vez que for às compras, reserve um tempinho a mais para ler os rótulos dos produtos. Assim, aos poucos, você irá conhecê-los melhor e conseguirá optar por trazer para casa produtos com mais qualidade.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.