7 dicas para pais contarem histórias maravilhosas aos filhos

Muito mais do que estar ao lado do filho, contar histórias oferece uma oportunidade de fortalecimento familiar.

Michele Coronetti

Existem pessoas que realmente têm o dom de contar histórias. Elas prendem a atenção dos pequenos, transportam sua imaginação e os fazem vivenciar as emoções de alegria e tristeza. Muitos pais imaginam que por não terem as mesmas qualidades suas histórias se tornarão cansativas e os filhos desejarão não ter que ouvir.

Estudos comprovam que o vínculo entre os pais e os filhos é estabelecido e fortificado quando os pais doam seu tempo para contar histórias aos filhos. E para que a experiência se torne agradável para todos, algumas dicas podem ser seguidas. A criança apreciará este momento mesmo que os pais se sintam inseguros e os amará ainda mais.

Tempo de duração

Dependendo da faixa etária, da capacidade de concentração da criança e do adulto, o tempo deve ser adaptado. Haverá crianças que desejarão mais histórias e também aquelas que apresentarão um ar de cansaço ao ouvir uma história sem fim. Nas primeiras vezes esses sintomas podem ser observados e alterados nas próximas oportunidades para que seja benéfico e fascinante para todos.

Utilizar recursos

Para aguçar a imaginação nada melhor que recursos como bonecos, objetos, desenho, texturas e interpretação. Por que não fazer um teatro com a criança onde o pai é o dragão e o príncipe é o filho? Fantoches e objetos do cotidiano que lembrem algo (uma concha pode ser uma nuvem com chuva ou um jogo de lápis de cor pode ser um exército, por exemplo) ajudarão muito na imaginação e participação.

Repetição

Crianças costumam gostar de uma história e pedirão para ouvir novamente. Isso é perfeitamente normal e recomendável para seu desenvolvimento.

Advertisement

Livros de história

Auxiliares invictos para os pais que iniciam nessa tarefa agradável, eles podem ser lidos anteriormente e depois sua história ser narrada ou podem ser utilizados na hora da narrativa, olhando as figuras junto com as crianças e até mostrando as letras e frases para os que estão descobrindo o mundo da leitura.

Horário

Muitos pais gostam de contar histórias antes da criança dormir. É ótimo, pois ela se acalmará da correria do dia, elevará seus pensamentos para uma aventura e facilmente pegará no sono. Porém, as histórias podem ser contadas em qualquer hora do dia e até nos trajetos para a escola ou outras atividades.

Alterar histórias

A criatividade e situações difíceis para as crianças podem requerer adaptações para o fortalecimento ou simplesmente para que ela descubra sua própria capacidade em inventar. Modificar e adaptar histórias é permitido, mas é bom que a criança saiba que a história não é a mais conhecida e está sendo diferenciada como uma brincadeira. Muitas vezes a própria criança pode completar uma frase e alterar o rumo da história e os pais podem dar asas à imaginação junto com ela.

Música

Ela pode ser incluída da história e enriquecerá ainda mais, além de ser mais bem armazenada na memória pela criança.

Muitas atividades relativas a contar uma história para uma criança podem ser utilizadas, o que aumentará ainda mais a alegria da experiência.

Advertisement

Lembrando que a imaginação para uma criança é um fator importante para seu desenvolvimento e aprendizado tanto na alfabetização quanto nos desafios futuros. Ela saberá distinguir claramente o que é fantasia do que é real. O forte vínculo familiar criado será favorável mesmo após muitos anos.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.