7 coisas surpreendentemente estranhas que acontecem com o seu corpo quando você está apaixonado

Nossa! Eu não fazia ideia de que nosso corpo reagisse dessa maneira! Você também irá se surpreender!

David Snell

Tudo parece diferente quando se está apaixonado. Ao que parece, essa afirmação é muito mais do que apenas um clichê clássico. Há várias pesquisas que a apoiam. Aqui estão sete maneiras incríveis pelas quais seu corpo muda quando você se apaixona.

1. Sincronização da frequência cardíaca

Alguns pesquisadores da Universidade da Califórnia – Davis reuniram 32 casais heterossexuais e conduziram uma experiência interessante. Primeiro, eles deixaram os casais sentados juntos, encarando um ao outro, mas sem tocar. Então, eles pediram aos participantes que olhassem, calmamente, seu parceiro nos olhos por três minutos.

Ao monitorar frequências cardíacas, os pesquisadores descobriram que os corações dos casais em relacionamentos românticos realmente começam a bater juntos. Eles sincronizam. Incrível, não é? Os pesquisadores ainda não conseguem descobrir de forma conclusiva por que isso acontece.

2. Aconchego: o analgésico natural

Outro estudo pode aliviar a dor. Esse é o hormônio do “sentir-se bem” que percorre seu corpo quando você está bem juntinho da pessoa amada. Então, se você está sem Ibuprofeno em casa, livre-se daquela dor de cabeça se aconchegando ao seu querido e recebendo um bombeamento de ocitocina.

3. Dilatação da pupila

É bastante comum o conhecimento de que as pupilas humanas dilatam em situações perigosas ou de alto estresse para aumentar a concentração e o foco, MAS (você está pronto para saber?) mais pesquisas indicam que nossas pupilas dilatam quando estamos especialmente interessados em alguém.

Advertisement

As pesquisas iniciais associavam essa dilatação à atração sexual, mas um estudo mais aprofundado sugere que as pupilas possam responder à atração de maneira geral. Então, da próxima vez que se perguntar como alguém se sente em relação a você, você pode querer prestar atenção àquelas pupilas.

Ah, você pode estar se perguntando, outros estudos mostram que os homens sentem-se atraídos por mulheres com pupilas maiores.

4. Amor: o adoçante natural

OK, parece loucura. Os pesquisadores pediram a 197 estudantes voluntários que escrevessem a respeito de uma experiência envolvendo amor romântico, ou ciúme ou algo neutro. Em seguida, foram dados doces aos voluntários e foi pedido a eles que classificassem o tratamento com base na doçura, amargura ou acidez.

Quer saber os resultados? Os participantes que escreveram sobre amor classificaram os doces como mais doces do que os participantes que escreveram sobre ciúmes ou um assunto neutro.

Mas, espere, não parou por aí. Uma experiência similar foi, então, conduzida; desta vez com novos voluntários e água destilada em vez de doces. Eles não sabiam que era apenas água. Foi dito a eles que era simplesmente uma bebida nova (um novo produto).

Advertisement

Mais uma vez, os participantes que escreveram sobre amor disseram que a água tinha um sabor mais doce.

5. Força histérica (ou sobre-humana)

Você já ouviu histórias incríveis de mães que, de repente, ganharam força aparentemente sobre-humana quando seu filho estava em perigo. Bem, isso é chamado de força histérica, e é surpreendentemente pouco pesquisado (Mas dá para entender por quê. Quem iria querer simular situações a nível de “Jogos Vorazes” para o estudo?).

O que se sabe (da experiência de outras pessoas) é que, com a combinação certa de amor e medo, seu corpo pode fazer coisas incríveis. Espero que você nunca precise descobrir o que seu amor é capaz de fazer em uma situação dessas.

6. As fotos aliviam a dor

Esta descoberta envolveu 15 participantes que afirmaram estar apaixonados. Os pesquisadores colocaram uma sonda aquecida nas mãos de cada participante. Então, os participantes olhavam para uma foto da pessoa amada ou de apenas um conhecido.

Sabe o que aconteceu? Aqueles que olhavam para a imagem da pessoa amada experimentaram um alívio da dor intensa em cerca de 10 a 15 por cento. Em comparação com aqueles que olharam a foto de um conhecido, a dor moderada foi aliviada em cerca de 40 por cento.

Advertisement

Então, se a sua amada não está por perto para uma sessão de afago, tente olhar suas fotos de perfil no Facebook.

7. Os ossos ficam mais fortes

Um estudo da UCLA mostrou que os homens de 25 anos ou mais que se casam com uma mulher que o apoia têm ossos mais fortes. Os pesquisadores também descobriram que os homens em uma relação estável (ainda não casados) têm ossos mais fortes do que os homens cujos casamentos fracassaram.

Embora não tenha sido encontrada uma correlação entre a saúde óssea e os casamentos das mulheres, a pesquisa concluiu que as mulheres em relacionamentos com parceiros que as apoiavam tinham ossos mais fortes do que as mulheres que namoravam parceiros que não as valorizavam.

Estranho, não é? A ciência ainda precisa nos dizer por que isso acontece, mas tenho certeza de que mais pesquisas estão por vir. Posso sentir isso em meus ossos.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 7 amazingly weird things that happen to your body when you’re in love.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

David Snell

David Snell is full of himself but hides it really well. He studies journalism at Brigham Young University and spends whatever free time he has sleeping, thinking up doomed kickstarter ideas and being Batman. Contact him at