6 sinais de que você sofre seriamente de ansiedade, mas ainda não percebeu

A ansiedade pode apresentar sintomas físicos e psicológicos perigosos. Saiba aqui se você sofre disso.

Rachel De Castro

É normal ficar nervoso ou ansioso de vez em quando. Mas você deve ficar atento quando a ansiedade começa a interferir na sua saúde e vida pessoal. A ansiedade pode levar o indivíduo a ser incapaz de realizar afazeres simples do dia a dia.

De acordo com o Dr. Arthur Frazão, “os sintomas da ansiedade podem ser a nível físico, como o aperto no peito ou a nível emocional como pensamentos negativos, preocupação e medo.”

Veja se você sofre com alguns desses sintomas:

1. Preocupação excessiva

Preocupação excessiva com coisas pequenas ou grandes é um sinal de ansiedade. Isso significa pensar em algo excessivamente todos os dias por um longo período de tempo. O site Health explica que esse sintoma pode causar fadiga e a diferença entre preocupação normal e preocupação excessiva é que a excessiva causa muito sofrimento e instabilidade emocional.

2. Insônia

Problema para dormir também é um sintoma da ansiedade, que pode indicar problemas de saúde física e mental. Se esse problema é crônico e tem lhe acompanhado por muito tempo, não apenas uma noite, procure um médico.

Advertisement

3. Medo irracional

Pessoas com ansiedade normalmente têm medos como medo de animais, voar de avião e multidões. Todos temos medo de algo, mas esse medo se torna um problema quando ele é desproporcional ao verdadeiro risco envolvido. Ou seja, se torna uma fobia e a pessoa é incapaz de enfrentar esse medo.

4. Tensão muscular

Muitas pessoas com ansiedade experienciam tensões musculares como morder a mandíbula muito forte, fechar as mãos em punhos e tremer sem uma razão aparente. Essa tensão muscular pode ocasionar dor nas costas.

5. Enjoos e desmaios

Pessoas que sofrem de ansiedade podem ter experienciado ataques de pânico que duram alguns minutos ou horas. Esses ataques se caracterizam pela pessoa sentir medo extremo, desespero e desamparo. Os ataques podem causar coração acelerado, mãos entorpecidas, fraqueza, enjoos, dor no peito, dor no estômago, diarreia e desmaios.

6. Perfeccionismo

Segundo o site Health, o perfeccionismo anda de mãos dadas com a ansiedade. A pessoa perfeccionista está sempre se autojulgando e não aceita errar.

Estes são alguns tipos de ansiedade:

Advertisement
  • Ataques de pânico. Pessoas assim sentem terror e desespero de repente.

  • Transtorno de ansiedade social. Pessoas que sofrem com a fobia social, estão sempre preocupadas com situações cotidianas e têm muito medo do que outras pessoas pensam delas.

  • Fobias específicas. Essas fobias se caracterizam pelo medo intenso de alguma situação ou objeto, como medo de altura e insetos.

  • Transtorno de ansiedade generalizada. Essa fobia se caracteriza por preocupação não realista e tensão extrema por motivos não muito convincentes.

Toma un momento para compartir ...

Rachel De Castro

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.