6 segredos para economizar na conta de luz

Algumas coisas que passam despercebidas e colaboram para um consumo maior de energia. Veja em qual delas você pode melhorar.

Shana Padilha

Hoje, com a facilidade do consumo, temos em nossa casa muitos aparelhos que auxiliam para o nosso conforto.

Só que junto com esse conforto que nos habituamos, houve uma elevação no consumo de energia e um pouco de desperdício também.

Pode parecer que não, mas são nos detalhes que gastamos mais.

Veja onde a economia pode ocorrer.

1. Tempo no banho

Mesmo com uma família grande, onde há muitas pessoas para tomar banho, é possível a economia através de banhos rápidos. Em toda família tem aquele que gosta de se prolongar, então esse é o que deve ser o mais ajudado em relação ao controle do tempo em seu banho. Lembrando que deve ser um trabalho em família.

Advertisement

2. Stand-by dos aparelhos

TV, DVD, aparelhos de TV a cabo e Internet, micro-ondas, carregadores de celular, tablet e notebook. O consumo desses aparelhos pode ser mais bem avaliado. Tirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados é uma ótima opção.

Então, nada disso precisa ficar ligado durante a noite ou até mesmo durante o dia se não tiver ninguém em casa.

No início você pode esquecer algumas noites de tirar tudo da tomada, mas com o tempo vai pegando o hábito. Se o motivo de deixar esses aparelhos ligados for o relógio, a solução é colocar no ambiente um relógio que funcione com pilhas.

3. Lâmpadas

O ideal são lâmpadas econômicas.

E se o tamanho do ambiente permitir, também diminuir o número de lâmpadas por ambiente. Além da economia traz um ambiente mais aconchegante aquela luz mais fraca.

Advertisement

Já em condomínios é um pouco difícil controlar quem realmente vai desligar as lâmpadas dos corredores. Nesse caso, o ideal seria investir em censores de presença. Com esse recurso as lâmpadas só irão acender assim que alguém passar.

4. Ar-condicionado

O ideal é limpar com frequência o filtro do seu ar-condicionado para que não lhe cause problemas respiratórios com o acúmulo de pó e não afete o desempenho do seu aparelho. Pois o acumulo de sujeira pode levar ao aumento do consumo de energia.

5. Geladeira

Essa também pode ser uma aliada com a economia. Regulando a temperatura de acordo com a estação para que a geladeira tenha um desempenho melhor e não gaste uma energia desnecessária. No verão, por abrir muito a geladeira, sua potência fica bem mais forte; no inverno, por abrir um número menor de vezes, a porta conserva mais o seu resfriamento.

São dicas simples e possível de serem observada em seus lares.

Se achares que o consumo pode estar errado fale com um eletricista de sua confiança, ele pode lhe ajudar revendo a fiação.

Advertisement

6. Máquina de lavar

O ideal é juntar uma máquina cheia para lavar. Embora meia máquina gere uma economia de água, não compensa. Então é melhor juntar e lavar de uma vez.

Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)