6 ideias simples e baratas para as férias de família

O que fazer quando as férias chegam e o dinheiro é pouco? Como se divertir sem extrapolar o orçamento? Veja algumas ideias.

Erika Strassburger

Depois de um ano inteiro de labuta trabalhando, estudando, cuidando da casa, da família e de outras obrigações, não vemos a hora de tirar nossas tão aguardadas férias. Precisamos e merecemos descansar. Esse período é importante para nos revigorarmos física e mentalmente.

Alguns profissionais prorrogam o máximo que podem suas férias e, às vezes, ficam alguns anos sem gozá-las. Eles têm muito a perder com isso:

  • Eles podem entrar em estafa.

  • A fadiga acaba impedindo-os de desempenhar suas funções com qualidade.

  • Ficam muito estressados e acabam criando conflitos em casa e no trabalho.

    Advertisement
  • Podem desenvolver doenças relacionadas ao estresse.

  • Acabam perdendo oportunidades de passar mais tempo com aqueles que amam.

  • Acabam não conseguindo desfrutar o período de infância dos filhos ou qualquer outro momento importante da sua vida e de sua família.

As férias remuneradas são garantidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para todo o trabalhador que trabalhou por 12 meses. Elas equivalem a 30 dias que podem ser gozados até 12 meses a partir do momento em que ele completa um ano de admissão. As empresas que não dão as férias dentro desse período acabam tendo que pagar a remuneração em dobro. Para saber mais sobre as férias anuais, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego do governo federal.

O que fazer quando o que falta para sair de férias com a família não é tempo, mas dinheiro? Isso acontece muito, já que a remuneração que a pessoa recebe antes de sair de férias corresponde ao salário do mês em que ela estará gozando suas férias, acrescido de um abono de 1/3 (33,3%). Como essa remuneração provavelmente precisará ser usada para cobrir os custos fixos da família para aquele mês, o que sobra de fato é só o abono de 1/3.

Advertisement

Se as pessoas não reservam um pouco de dinheiro todos os meses para uma viagem em família, elas poderão ficar endividadas, caso queiram viajar sem a devida programação.

Daremos algumas sugestões baratas, para aqueles que têm pouco dinheiro, para curtir suas férias em família de forma divertida:

1. Viajem para a casa de parentes ou amigos

Se for uma viagem curta, que não implique em gastos significativos com passagens ou combustível, essa é uma boa pedida. Vocês mudarão de ares, estarão juntos de pessoas queridas e gastarão muito menos do que gastariam se estivessem hospedados em um hotel. Para que sua visita não se torne um grande peso para a família anfitriã, não se esqueça do seguinte:

  • Certifique-se de que sua família será bem-vinda.

  • Cubra todos os gastos com alimentação da sua família (você teria de fazê-lo em casa, mesmo).

    Advertisement
  • Oriente seus filhos a se organizarem de forma que todos ajudem a arrumar a casa, a limpar o que sujaram, a cuidar das próprias roupas, etc.

  • Fique por somente alguns dias, ainda mais se sua família for grande.

  • Deixe um dinheiro extra com o anfitrião para ajudar a pagar as contas de água, luz e gás que certamente sofrerão um acréscimo.

2. Passem um dia num parque aquático

Se vocês moram a uma distância razoável de um parque aquático, você pode cogitar essa ideia. A criançada vai se divertir muito. Tem sido cada vez mais fácil encontrar lugares com piscina, áreas verdes, e outras opções de lazer reunidas no mesmo lugar, por preços bem acessíveis. Se você se organizar, preparando lanches para levar, seus gastos se resumirão ao ingresso para o local.

3. Façam piqueniques

Fazer piquenique é uma opção barata e divertida. Vocês poderão fazer vários ao longo das férias, em locais diversos. Leiam o artigo Coisas que não podem faltar num piquenique em família para ajudá-los a organizar piqueniques de sucesso.

Advertisement

4. Convidem pessoas queridas para passarem alguns dias com vocês

Tão bom quanto visitar pessoas queridas, é convidá-las para estarem conosco. Se elas tiverem crianças, seus filhos vão adorar. Planejem alguns passeios baratos com essas pessoas.

Não é incomum que as visitas acabem patrocinando alguns passeios da família, em troca da hospedagem. Cuide, porém, para não ser interesseiro ao decidir quem convidar.

5. Façam visitas diversas

Aproveitem para colocar em dia aquelas visitas que vocês estão devendo há muito tempo. Avise as pessoas com antecedência. Essas visitas tendem a ser muito agradáveis.

6. Montem uma piscina

As piscinas desmontáveis estão com preços bem atrativos. Escolha uma que caiba no seu orçamento e que caiba sua família dentro. Permita que seus filhos convidem seus amiguinhos para tomar banho com eles de vez em quando. Porém, priorize a diversão em família. Às vezes um pai ou uma mãe gostaria de estar se divertindo com seus filhos, mas não se sente à vontade com outras pessoas junto.

Muitas outras coisas podem ser feitas com pouco dinheiro.

Advertisement

Examinem a lista acima e as sugestões oferecidas nos outros artigos. Selecionem as que mais lhes aprazem e preencham seu tempo. Aproveitem o máximo que puderem das suas férias. Lembrem-se, pai e mãe, de que as férias devem ser dias agradáveis para serem desfrutados com sua família. Ela deve ser o foco. Esqueçam os problemas relacionados ao trabalho. Sua família merece toda a sua atenção.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.