6 dicas para ser uma pessoa menos temperamental e impulsiva

Controlar impulsos negativos da personalidade é importante e imediato a fim de evitar maiores sofrimentos para si mesmo e os outros; nesse sentido vale fazer algumas reflexões.

Suely Buriasco

Todos nós possuímos características que nos atormentam, algo em nós que não gostamos, que nos prejudica. Muitas vezes denominadas “defeitos” essas imperfeições soam de forma negativa em nosso proceder e precisamos agir de imediato no sentido de superá-las. Um exemplo disso é o sofrimento que causa uma pessoa temperamental e impulsiva em si mesmo e nos que a rodeiam.

Impulsos negativos atrapalham a vida de qualquer um e caso não sejam controlados, acabam tornando as pessoas amargas, violentas e sem fé, prejudicando igualmente os relacionamentos.

O que é uma pessoa temperamental?

Segundo a matéria Tipos de temperamento humano: “Basicamente o temperamento é um Sistema de comportamento afetivo e emocional, mais ou menos estável. (…) Uma pessoa temperamental é aquela que tem um temperamento complicado, ou seja, um mau temperamento“. Basicamente uma pessoa temperamental muda rapidamente de humor, desgosta-se muito facilmente e, por isso, torna-se alguém de difícil convivência.

O que é uma pessoa impulsiva?

A psicóloga Cláudia Morais conceitua impulsividade como: “A tendência para escolher a recompensa imediata em detrimento de um bem maior“. A pessoa impulsiva é aquela que age sem pensar, ou seja, por impulso. Assim, não analisa a possibilidade de esperar um momento oportuno para suas ações, causando grande prejuízo para si mesma e para os seus relacionamentos. Comumente o impulsivo acaba se arrependendo e cria para si mesmo o sofrimento da culpa.

Como dominar essas características?

Caso você tenha se identificado com essas características e reconhece o quanto elas o prejudicam, vale a pena pensar em alguns exercícios práticos para dominar o seu temperamento. Vejamos:

Advertisement

1- Você é dono de si mesmo

Lembre-se sempre que seu temperamento pode ser controlado a partir da sua vontade, portanto, decida-se pela mudança e acredite no seu poder em operá-la.

2- Busque informação

Como ninguém é perfeito e nem sabe de tudo procure informar-se sobre como outras pessoas conseguem se dominar. Algumas dicas práticas podem ajudar.

3- Faça exercícios diários

Você não vai conseguir mudar seu comportamento de uma hora para outra. Esforce-se repetidamente e seja muito persistente. Não se cobre tanto, toda mudança de comportamento gera recaídas; não desista.

4- Seja vigilante

Busque entender melhor o que descontrola você e o faz mudar de humor; isso certamente irá ajudá-lo a manter-se alerta quanto às próprias ações.

5- Pense antes de agir

Uma postura básica para mudar seu comportamento é pensar em suas ações; não aja antes de analisar bem as situações. Bom mesmo é não tomar nenhuma atitude de imediato. Diante de uma situação que o incomode muito procure isolar-se até que seus ânimos se recomponham.

Advertisement

6- Busque ajuda

Caso sinta dificuldades que considere intransponíveis, busque um terapeuta. O importante é não permitir que características negativas de sua personalidade impeçam você de construir bons relacionamentos e ser feliz.

Mudar não é tarefa fácil, realmente exige grande esforço, mas é totalmente possível. Ao fazer uso da razão antes de seguir impulsos, certamente você irá concluir que a atitude mais sábia é a de manter a calma e o equilíbrio sempre.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.