6 dicas para reconhecer uma boa equipe de trabalho

Dicas de como reconhecer sua equipe de trabalho, grau de satisfação, produtividade e envolvimento com a empresa.

Fernanda Ferraz

Todo líder sabe que para a organização funcionar bem, é preciso avaliar e reconhecer se há uma boa equipe de trabalho. Existe uma historinha que diz que se um tomate apodrece no cesto, junto com outros tomates sadios, se deixados por muito tempo juntos, os que estavam bons vão apodrecer e correrá o risco de perder todo o cesto, repleto de tomates; no caso do tomate não tem tratamento, depois de podre, fica impossível fazer algo para reverter a situação, pois se trata de alimentos que perecem, bem diferentes dos seres humanos que têm deficiências que podem ser tratadas e modificadas para melhor. Então vejamos 6 dicas de como reconhecer a qualidade e produtividade de sua equipe, e caso precise investir para melhorá-la.

1- Processo de verificação

. Através da observação minuciosa de resultados aplicados, como nível de estresse, grau de satisfação entre cargo e salário, grau de empenho, criatividade e persistência, e reclamações, dá para o gestor avaliar como é sua equipe, quais suas necessidades e caso seja preciso, como melhorá-la. Toda empresa tem pontos negativos e positivos e sabemos que ninguém é perfeito e que para crescer é necessário empenho e otimismo, mesmo com as dificuldades. Sua equipe reclama muito? Isso não demostra que ela é uma equipe ruim, apenas que tem algumas necessidades que não estão sendo atendidas, então vale a pena verificar e proporcionar meios adequados para resolver e trazer soluções.

2- Tratar o problema

. Não é que você vá jogar seus funcionários no lixo, de jeito nenhum! Percebido algum problema com um dos funcionários, o mais recomendado é tratar esse funcionário, como?

a) Tenha uma conversa clara com o colaborador, e veja os motivos de desânimo e desestímulo no trabalho.

b) Após saber os motivos, ajude-o, fornecendo apoio e se possível ajuda com psicológo; às vezes um problema pessoal pode afetar completamente o ambiente e desenvolvimento no trabalho.

Advertisement

c) Acompanhe o progresso de seu colaborador, se ele está melhor ou não, em último caso, você pode dar férias ou uma licença de curto período; às vezes um tempo longe do trabalho e sentir o apoio do chefe podem ajudar a arejar as ideias e resolver as pendências.

3- Fidelidade

. Uma boa equipe é fiel às tarefas projetadas para ela. E quanto a dedicação das mesmas, essa equipe valoriza o ambiente de trabalho e rejeita migrar para outra organização, porque sente-se feliz e reconhecida onde está.

4- Superando desafios

. A boa equipe de trabalho não se intimida facilmente com a crise, problemas ou erros ocorridos; ela se une, se fortalece ainda mais e juntos criam métodos para vencer esses desafios e conseguir destaque para a organização e seus produtos; bolam meios de atrair os clientes e oferecem mais vantagens, ainda que a margem de lucro diminua um pouco.

5- Aumento de desempenho

. Uma boa equipe de trabalho aumenta seu desempenho e muitas vezes são vistas como incansáveis, porque persistem e esforçam-se ao máximo para agregar valores para a instituição; faz hora extra quando necessário, une mais o grupo de trabalho, promove palavras positivas e motivação à própria equipe de trabalho, e também acalenta e socorre um colaborador quando este não está bem.

6- Foco

. Uma boa equipe tem foco, direção, concentração, se faz presente, estabelece metas em conjunto e trabalha incansavelmente para conquistar bons resultados.

Advertisement

Não é mito ou lenda que em todo mundo existam equipes de trabalhos maravilhosas, com todos os pontos fortes citados.

Observe o desempenho de sua equipe e faça as modificações necessárias. Existem profissionais com tanta qualidade? Sim, existem. Encontrá-los não é tarefa fácil e sua remuneração muitas vezes é bem elevada, mas o líder deve pensar na multiplicação de benefícios, recursos e lucro que este pode trazer para dentro da sua organização. Outro fator imprescindível é dar os meios para se ter uma boa equipe de trabalho, como:

Boa remuneração.

Investimento no colaborador.

Patrocínio de treinamento.

Advertisement

Métodos motivacionais.

Boa liderança.

Se percebeu que sua equipe não atende suas expectativas ou acha que ela não acompanha esses pontos, faça uma análise interna do grau de satisfação, como foi dito antes, e realize as modificações necessárias!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.