6 coisas que se você disser vão arruinar a vida adulta do seu filho

As palavras ditas na infância têm o poder de tornar uma criança em um adulto honroso ou numa pessoa vazia, por isso os pais precisam ponderar suas palavras e ensinamentos.

Roberta Preto

Há três meses meu filho participou de um acampamento da igreja que nós frequentamos, onde havia quase 100 jovens. Ele era o mais velho, com quase 18 anos. Havia muitas regras e uma delas era que não poderia levar “bombinhas”. Conferiram as coisas dos rapazes e ninguém estava com nada impróprio citado nas regras.

Entretanto, meu filho havia levado bombinhas e escondido no fundo da bolsa de uma forma que nenhum líder conseguiu encontrar. Ele instalou-se em um quarto com mais de 8 rapazes e meu filho teve a “ideia” de soltar uma das bombinhas. Ele o fez, e o barulho foi tão alto que acordou todos os líderes.

Todos os jovens foram chamados. Os líderes desejavam saber o culpado, mas mesmo os que participaram mantiveram o silêncio, principalmente, porque os responsáveis voltariam para casa. Então, meu filho pediu desculpas e assumiu toda culpa. Disse que ele, e somente ele, merecia o castigo.

Os líderes não acreditavam que o Kaio, o mais velho e um dos jovens mais prestativo e educado pudesse ter aprontado aquilo. Após conversarem entre eles, decidiram que o castigo seria dado de outra forma.

O Kaio tornou-se o responsável por todos os rapazes. Ele seria o líder deles e também teria que lavar toda louça do almoço e da janta durante todo o acampamento.

Advertisement

Quando retornou do acampamento, a primeira coisa que fez foi começar a contar-me o ocorrido e, antes que terminasse, eu lhe perguntei: “Você assumiu toda a culpa?” Ele confirmou que sim, e depois, num suspiro, me disse que não queria lavar pratos por 1 ano.

Então, eu falei para meu filho que não estava brava, mas orgulhosa por ele ter dito a verdade e pagado por seu erro com humildade.

Observe 6 coisas que se você disser vão arruinar a vida adulta de seu filho:

1. Não deixe que outros lhe corrijam

Na situação citada acima sobre meu filho, eu teria sido uma péssima mãe se tivesse ensinado ele a não respeitar e aceitar a correção de outros que estavam responsáveis pelos jovens.

Infelizmente, isto ocorre muito, principalmente nas escolas onde alguns pais não ensinam seus filhos a terem respeito pelos professores e nem aceitar suas correções. Por causa desse erro gravíssimo há muitos alunos mal-educados e agressores.

Advertisement

2. Se você não quer tentar, pode desistir

Os pais têm o chamado sagrado de ensinar, educar e ajudar os filhos a desenvolverem seu potencial, entretanto, há muitos pais que aceitam não uma, e sim muitas desistências dos filhos para as coisas que serão necessárias no futuro deles como estudo, cursos e relacionamentos.

3. Que gracinha falando “palavrões”

Eu já ouvi muitas crianças falando tanta porcaria que me assustei no primeiro momento, mas, quando vi os pais delas, senti tristeza por aquelas crianças, pois seus pais elogiaram os filhos pelos palavrões que eles falavam.

Alguns anos depois, lá estavam aqueles mesmos pais, tentando dizer aos filhos que eles não podiam dizer os palavrões, todavia, já era tarde demais, o tempo de ensinar e corrigir ficara na infância.

4. Vamos esconder isso do papai (mamãe)

Um lar é construído com alicerces da verdade e os filhos devem ser direcionados por ela. Se um dos pais acobertar erros dos filhos para tentar protegê-los contra o castigo merecido, esse pai ou mãe fará do seu filho um adulto covarde, pois é na infância e dentro do lar que se ensina a coragem e essa é acompanhada da verdade.

5. Você é melhor que estas crianças

Os pais que ensinam os filhos a sentirem-se superiores aos seus amigos estão transformando esta criança em um adulto orgulhoso, mesquinho e sem limites. Essa criança acreditará que realmente é melhor que todos à sua volta, e que ela tem o poder de fazer o que quiser sem se importar com os sentimentos e necessidades dos outros.

Advertisement

6. Você pode ter tudo o que quiser

Tudo na vida precisa de limites e precisamos ser merecedores das coisas. Essa é uma lição que se aprende desde o “berço”. Cabe aos pais ensinar aos filhos o que for preciso para que eles sejam merecedores das coisas que irão almejar em suas vidas.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.