5 frases que todo verdadeiro cristão odeia ouvir

Um verdadeiro seguidor de Cristo irá querer desmistificar essas frases batidas, que distorcem plenamente o verdadeiro cristianismo.

Erika Strassburger

Há coisas sendo ditas por aí que deixam os verdadeiros cristãos pasmos! Veja 5 frases bem batidas que precisam ser desmistificadas com urgência:

1. “Se Deus existe e é amor, por que não impediu essa tragédia?”

É um argumento muito fraco, mas dito ainda com muita frequência para atacar aqueles que têm fé. Pois bem, há algumas coisas fundamentais que os incrédulos precisam ter em mente: Deus nos deu o arbítrio, isto é, a liberdade de escolha. E toda ação tem uma reação. Se escolhi brincar com fogo; logo estou sujeita a me queimar.

“Mas e os inocentes que morrem em catástrofes ou nas mãos de pessoas más?”, é a pergunta que segue naturalmente. Ainda que um inocente seja vítima da escolha errada de outras pessoas, a vida não se resume ao período entre o nascimento e a morte. Há vida após a morte. Essa pessoa boa pode ter um destino esplêndido no porvir. Há toda uma eternidade pela frente, e isso também é viver. Aliás, isso é que é viver, porque teremos nosso corpo físico de volta (graças à ressurreição) e não estaremos sujeitos a fraquezas e imperfeições da mortalidade. Se a pessoa morreu prematuramente estando digna, que grande bênção! Quantas pessoas morrem cometendo os piores erros e terão que enfrentar um longo período de sofrimento mental, tendo viva a lembrança de sua maldade, no inferno?

Em suma, todo justo que morre, independente da causa de sua morte, vai poder viver em um lugar muito especial em um estado de felicidade. Por outro lado, os que morrem em iniquidade terão que sofrer por suas escolhas ruins. Deus é bom e misericordioso, mas também é justo. A misericórdia não pode roubar a justiça.

2. “Se Deus é bom, por que, então, criou o mal?”

Eu acho graça desse argumento. Porque Ele não criou o mal, o mal surgiu espontaneamente devido ao arbítrio que Ele nos deu. Mesmo sendo Pai de filhos maus, Deus não deixa de ser Deus e não deixa de ser bom. Ele sabia que seria assim, sabia que alguns de seus filhos se rebelariam. Mas não iria impedir seu nascimento por isso. Ele nos ama tanto, que providenciou um meio para que as pessoas pudessem se arrepender e corrigir a sua vida. Ele enviou seu filho unigênito, Jesus Cristo, para resgatar a humanidade de um estado decaído. Ele nos ama tanto que não nos obriga a fazer a Sua vontade. Ele ensina, exorta, orienta, inspira, mas jamais nos forçará a agir de acordo com Sua vontade.

Advertisement

Outra coisa, será que um pai é responsável pelas escolhas erradas de seus filhos? Cada um tem responsabilidade por seus próprios atos. Deus não é culpado pela maldade humana.

3. “Prefiro crer na ciência a crer em fábulas!”

Quem disse que os cristãos não creem na ciência? Quem disse que a ciência e a religião são o oposto uma da outra? Isso é obra do homem, tentar torná-las rivais. Deus é o maior cientista que já existiu. Ele organizou esta Terra manipulando os elementos que tinha à sua disposição, e não em um passe de mágica. Os sete dias da criação relatados em Gênesis, na verdade, foram sete períodos que duraram, no mínimo, mil anos cada (Veja isso em 2 Pedro 3:8). Creio que esse período possa ter sido ainda maior. Esse tempo foi suficiente para Ele ter organizado os elementos e esperado que eles evoluíssem até certo ponto (por que não?).

Nada impede os cristãos de crerem em uma evolução supervisionada. Isso é muito mais lógico do que pensar que toda a infinidade de vida, com seus sistemas complexos, surgiu acidentalmente (ainda que por seleção natural). Sinceramente, é preciso muito mais fé para crer que de uma explosão surgiu toda forma complexa de vida, do crer em um trabalho feito por etapas e supervisionado por um cientista.

Se um cientista mortal é capaz de fazer fertilização in vitro, por que Deus não poderia ter criado o primeiro homem tendo em mãos o material genético humano?

Para o cientista-mor, que é o nosso Deus, não há limites. Ele é detentor de toda a ciência (onisciente), então tudo o que o homem se orgulha de ter descoberto, nada mais é do que o conhecimento que Deus, de alguma maneira, compartilhou com ele.

Advertisement

O artigo abaixo analisa alguns milagres bíblicos visto de um prisma científico – levando em conta o que a ciência descobriu até agora.

4. “Só os ignorantes creem em Deus!”

Essa frase é muito preconceituosa e inverídica. Não vou fazer uma lista de personalidades influentes que deram ou têm dado uma contribuição significativa para a humanidade, inclusive no campo científico, que creem em Deus. Eu listaria uma centena de nomes em poucos minutos. Além disso, não é incomum pessoas influentes abandonarem o ateísmo. Um deles foi Mark Zuckerberg. Recentemente, ele desejou “Feliz Natal” a seus seguidores em seu perfil no Facebook, e um deles questionou: “Você não é ateu?”. Ele respondeu: “Não. Fui criado judeu e depois passei por um período em que questionei as coisas, mas agora eu acredito que a religião é muito importante”. Embora não seja cristão, ele crê em Deus. Sendo nosso Deus um só, ele crê no mesmo Deus que os cristãos creem.

Portanto, somente uma pessoa muito limitada é capaz de associar a fé à ignorância.

5. “Isso não é bíblico!”

Agora vou falar uma frase dita pelos próprios cristãos. Na verdade, é uma das frases mais insensatas já ditas, porque é muita prepotência achar que toda verdade espiritual proferida nessa esfera mortal precisa estar inserida na Bíblia. Pensem em todos os anos que cada profeta viveu, será que tudo o que eles disseram foi registrado? E Adão, quanto tempo viveu no Éden, quantas coisas fez e disse, orientado pelo Senhor, durantes seus vários séculos de vida? Onde estão esses registros?

E onde está o relato da vida de Cristo entre seus 12 e os 30 anos de idade? Será que Ele ficou sem fazer ou dizer nada durante esse período?

Advertisement

O Apóstolo João disse certa vez: “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.” (João 21:25) Assim como o Salvador Jesus Cristo fez coisas que não foram escritas, certamente DISSE coisas que não foram registradas. Ou foram registradas em outros livros que não fazem parte da coletânea de livros que compõem a Bíblia.

Eu poderia listar dezenas de outras frases ditas por aí, até mesmo no meio cristão, que deixam os verdadeiros cristãos revirando os olhos. Sabemos que há falhas entre os cristãos, inclusive em alguns líderes, mas é injusto atribuir a culpa disso ao cristianismo ou a Cristo.

O Senhor convida TODOS a se achegarem a Ele, mas muitos levam um tempo considerável até conseguirem moldar sua vida conforme Seus ensinamentos, outros não levam este convite tão a sério, mesmo que se denominem cristãos. Por isso, quem quiser fazer uma avaliação do que o cristianismo realmente representa, que se concentre no autor da obra, que é o próprio Cristo. Ou leve, pelo menos, em consideração aqueles que dão o melhor exemplo do que é ser cristão.

Abaixo estão coisas importantes que todo cristão deve observar

Caso você não tenha lido, como sugerido acima, aqui vai novamente

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.