5 coisas que você deve evitar fazer quando estiver menstruada

Estes hábitos podem até estar afetando a sua saúde sem você perceber.

Rachel De Castro

Muitas mulheres ainda veem a menstruação como algo sujo e vergonhoso. Você já escondeu que estava menstruada para o marido? Você já escondeu o absorvente na roupa para ninguém ver ao caminhar para o banheiro? Você já ficou com vergonha de dar o motivo por que você não pode entrar na piscina? Você já perguntou várias vezes para a sua mãe ou amiga se o sangue tinha manchado a calça? Se você já fez uma dessas coisas é sinal de que você também vê a menstruação com um certo preconceito. E esse preconceito pode estar afetando também a sua saúde.

A menstruação é desconfortável e causa algum tipo de dor para a maioria das mulheres, seja cólica, dor nas costas ou mal-estar. Além de termos que lidar com essas dores e incômodos, nós também temos a ideia de que devemos esconder do mundo que a menstruação existe. E nós sabemos que tentar fingir que ela não existe é impossível. A menstruação deve ser encarada com naturalidade, afinal, é algo que acontece com todas as mulheres pelo menos uma vez por mês.

Aqui estão 5 coisas que você não deve fazer enquanto estiver menstruada:

1. Ficar com o absorvente por muito tempo por vergonha de trocar várias vezes

O absorvente deve ser trocado várias vezes ao dia, se você optar por ficar o dia inteiro ou várias horas com o mesmo absorvente interno ou externo, você está abrindo portas para infecções. Quando se trata de absorvente interno, todo cuidado é pouco. Há várias notícias de jovens que esqueceram o absorvente interno por vários dias e sofreram da Síndrome do Choque Tóxico que pode até levar à morte. Por isso, vá ao banheiro quantas vezes for necessário e troque o seu absorvente várias vezes no dia.

2. Pedir um absorvente secretamente

Pedir um absorvente porque você esqueceu de trazer um não deve ser uma situação embaraçosa. Como eu já disse, menstruar faz parte da vida das mulheres e os homens e mulheres sabem disso. Então, não precisa se preocupar em sussurrar para ninguém ouvir ou também se preocupar se algum homem ouvir.

Advertisement

3. Não fazer exercícios físicos

Algumas mulheres têm medo de fazer exercícios físicos porque acreditam que pode vazar sangue ou o cheiro ficar forte. A maneira mais fácil de evitar cheiro forte e vazamentos é tomar banho e trocar de absorvente com frequência. Vale lembrar que todos nós exalamos odores, homens e mulheres. E é bem provável que outras pessoas não consigam sentir o cheiro que você sente de você mesma. Não deixe de fazer exercícios por esse motivo.

4. Esconder o absorvente na hora de ir ao banheiro

Eu já fiz isso quando mais nova e aposto que você também já fez. Não precisamos tratar desse assunto com tanto constrangimento. Acredito que o primeiro passo para acabar com esse preconceito é parar de esconder o absorvente toda vez que precisamos trocá-lo.

5. Mentir para o marido

Algumas mulheres têm receio ou vergonha de falar para o marido que estão menstruadas e acabam inventando outros motivos para não ter intimidade com o marido. Seja honesta com ele. O período menstrual é algo normal e ele já sabe que isso acontece. Trate a menstruação com o seu marido como algo normal da vida.

Toma un momento para compartir ...

Rachel De Castro

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.