4 razões pelas quais cristãos devem ir à igreja

Sempre ouço pessoas dizerem que Jesus Cristo nunca estabeleceu igrejas. Que ele nunca pregou o evangelho dentro de quatro paredes, mas ao ar livre, será?

Stael Ferreira Pedrosa

Afinal, por que devemos frequentar uma igreja? Cristo estabeleceu igreja?

Se verificarmos as escrituras sagradas, em diversas passagens a palavra “igreja” aparece nos escritos do Novo Testamento. O apóstolo Paulo ao falar da Igreja diz: “…Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23).

Em outra passagem quando escreve aos santos (os membros da Igreja eram chamados de santos) em Corinto, na Grécia, Paulo endereça a carta “…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2).

Uma passagem em Mateus conta que Jesus ao chegar à Cesareia de Filipe – um local aos pés do monte Hermon, reuniu-se com seus discípulos e perguntou-lhes:

Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Advertisement

E responderam:

Uns, (dizem ser) João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Então Jesus pergunta aos discípulos:

E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse:

Advertisement

Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe:

Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque isso não lhe foi revelado pela carne ou pelo sangue, mas por meu Pai, que está nos céus.

Pedro havia recebido uma revelação diretamente de Deus de que Jesus Cristo era o filho de Deus e o Salvador do mundo.

Então o Salvador diz a Pedro:

Advertisement

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra (a revelação) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mateus 16:13-19)

A Pedro então foram dadas as chaves (o poder para agir em nome de Deus) e ele se tornou após a morte e ressurreição de Jesus o líder terreno da Igreja. E com a morte de Judas, outro apóstolo foi chamado de modo que a Igreja deveria continuar com um profeta e doze apóstolos.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. (Efésios 2:19,20)

Podemos constatar que a base da Igreja é a revelação vinda de Jesus Cristo e que o corpo são os membros. O Edifício a que chamamos igreja é o local onde nos reunimos.

Advertisement

Qual a necessidade de frequentar uma Igreja?

Embora cada pessoa deva se instruir pessoalmente e buscar revelação pessoal, o convívio com outros da mesma fé tem alguns propósitos:

Assista: Porque você deve ir à Igreja

1. Instruir e edificar uns aos outros

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. (2 Tm 3.16,17)

Ao se unir com aqueles que professam a mesma fé uns podem instruir os outros e juntos se edificarem.

Leia: 5 coisas que você acaba perdendo quando não vai à Igreja

Advertisement

2. Dar exemplo a nossos familiares

Ensina o menino no caminho em que deve andar e até envelhecer não se desviará dele. (Prov. 22:6)

É dever dos pais dar exemplo e ensinar aos filhos o caminho. Alguns pais argumentam que respeitam a liberdade de escolha dos filhos e deixam que eles mesmos escolham seus caminhos e sua religião. Isso não é muito sensato, pois os filhos só poderão escolher se conhecerem pelo menos um caminho.

3. Orar juntos

Orar junto a outros membros é parte da adoração na Igreja. A igreja primitiva se reunia regularmente para aprender a doutrina, participar da ceia e orar juntos (Atos 2:42). Quando oramos junto àqueles que têm a mesma fé, temos resultados mais positivos e nos unimos em uma irmandade que não encontramos em nenhum outro lugar.

O próprio Jesus prometeu:

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20)

Advertisement

Leia: Como conversar sobre religião sem fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis

4. Nos fortalecermos

O corpo da Igreja é como uma fogueira ardente que precisa de cada pedaço de lenha para continuar a ser uma fogueira. Se uma das achas é retirada da fogueira, ela acaba por se apagar. Assim somos nós. Se nos desligarmos do fogo espiritual da igreja, aos poucos nossa chama interna de devoção também se esvai. Juntos nos edificamos.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.