4 passos para sair de um relacionamento abusivo sem grandes problemas

Estar com alguém que a faça sorrir e faça de você uma pessoa melhor lhe conduzirá à felicidade, mas, sujeitar-se a estar com alguém abusivo, apenas para não ficar sozinha, irá destruir tudo.

Roberta Preto

Uma relação deve ser construída com companheirismo e igualdade entre o homem e a mulher. O percurso a ser feito na vida a dois é longo e cheio de empecilhos, mas, quando se tem parceria, é possível de ser superado, pois ambos caminharão lado a lado tendo como guia o respeito, a bondade e o amor. Sendo assim, não haverá espaço para o abuso, sentimentos de superioridade ou até mesmo inveja entre os parceiros.

Embora este seja o percurso que as relações deveriam percorrer, nem sempre isso acontece e muitos relacionamentos são desfeitos pelo caminho devido à insegurança que um dos parceiros apresentam, como o de ser uma pessoa abusiva.

Observe os 4 passos para sair de um relacionamento abusivo sem grandes problemas:

1. Busque ajuda

A primeira coisa que a pessoa abusiva fará você pensar é que está tudo bem com vocês e que amanhã ela será uma pessoa melhor. O abusador também dirá que vocês não precisam da ajuda de outros e que o amor pode superar a violência ou as palavras torpes que ele usa diariamente contra você.

O amor supera tristezas, dificuldades e diferenças, entretanto, o amor tem como base o respeito, sendo assim, atos de brutalidade vão contra tudo o que o verdadeiro amor representa.

Advertisement

O amor é nutrido pela bondade e gentileza, e não importa qual seja o tamanho desse amor, se houver violência e abuso, ele se desintegra e morre, portanto, busque ajuda para sua vida. Há profissionais, familiares e amigos sempre prontos para lhe ajudar a sair desse sofrimento. Não desperdice seus dias com uma pessoa que só lhe faz mal.

2. Seja paciente

Às vezes, o sofrimento foi tão grande que você só deseja se ver longe desta pessoa, mas é preciso paciência e cuidado, pois pessoas abusivas também são manipuladoras. Para que seu parceiro entenda que a relação acabou, deixe isso de forma clara e cautelosa e nunca fique sozinha com ele. Talvez isso fará ele perceber que você fez sua escolha, mas nem por isso vocês precisam ser inimigos. Claro, amigos não dá para ser, contudo, é possível serem pessoas que se respeitam e desejam o melhor para o outro.

3. Cuide de si mesma

O relacionamento abusivo tende a danificar e destruir o melhor da pessoa que sofre o abuso, por isso que o melhor a ser feito quando você já tomou os dois passos citados acima é você começar a cuidar de si mesma.

Levante a cabeça, cuide de sua aparência, se reencontre ou se reinvente, mas jamais desista novamente de si mesma por nada e nem por ninguém.

4. Seja firme na sua decisão

Geralmente a pessoa abusiva tende a ser perversa, egoísta e tóxica. Por mais que prometa mudanças em sua maneira de ser, ela não será confiável, pois repetirá o mesmo comportamento sempre e suas atitudes são previsíveis, pois não escondem seu lado mesquinho, e sua ira é incontrolável.

Advertisement

Infelizmente, por tais atitudes, a pessoa abusiva tende a destruir tudo que a cerca, principalmente a pessoa amada, porque se essa pessoa não se submeter aos seus caprichos e vontades egoístas, ela sofrerá violência verbal, psicológica e até física.

Então, por mais difícil que seja dizer “adeus”, às vezes é preciso! Seja firme na sua decisão. Você deve e merece ser feliz, pois só se deve lutar pelo que realmente vale a pena. Algumas coisas ou pessoas, por mais que as desejemos, só nos farão felizes se estiverem longe de nossas vidas.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.