4 coisas estranhas que seus filhos poderão fazer e que você deve se preocupar

Manter-se "sempre alertas" assim como o lema dos escoteiros, deve ser o seu lema quando o assunto forem seus filhos.

Renata Finholdt

As crianças estão crescendo e aprendendo muito rápido coisas que nós, pais, só tivemos acesso na adolescência ou até mesmo quando nos tornamos adultos. As facilidades do dia a dia podem fazer com que os pequenos passem a agir de forma pouco comum para a infância. Cabe aos pais vigilância e um pouco de suspeita quando perceber alguma atitude diferente.

Muitas e muitas vezes nós pais podemos não estar presentes quando nossos filhos estão precisando de um limite em algumas de suas novas atitudes, e quando percebermos isso já pode ser tarde demais.

Leia: 4 dicas para ensinar ética aos filhos

Fique sempre atento aos seus filhos, observe toda e qualquer atitude diferente do habitual e antes de mais nada incentive sempre o diálogo, para que ele possa lhe contar as “novidades” que aconteceram em seu dia. Isso poderá lhe ajudar a prevenir uma série de problemas.

1. Acesso inapropriado à internet

A internet pode ser usada para o bem, mas também funciona para o mal se não administrada direito quando se trata de crianças. Vídeos inocentes com mídias infantis podem ter conteúdo inadequados e fazer com que elas naveguem por sites com pornografia e outros assuntos inapropriados.

Advertisement

Esteja atento quando seus filhos forem utilizar o computador e principalmente a internet, seja no celular, tablet ou no próprio notebook. Na dúvida, suspeite sempre destes novos sites que ele navegar.

Leia: Maneiras cientificamente comprovadas que ajudam seus filhos a serem mais felizes

2. Consumo de bebidas alcoólicas e cigarro

Se você e sua família têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas (ou cigarro) logicamente seus filhos também sentirão o desejo de experimentá-las e entender por que todos se reúnem para saborear aquela bebida. A melhor coisa a fazer é ser o exemplo, se você não quer que seus filhos façam, ensine-os não fazendo, neste caso, não bebendo ou fumando.

A bebida alcoólica ou o fumo podem entrar na vida de seus filhos através de outros colegas, esteja atenta. Converse com eles a respeito dos estragos e riscos que o álcool e o cigarro produzem.

3. Uso de drogas

Esteja sempre atenta às amizades e aos locais que seus filhos frequentam. Atualmente as drogas estão presentes em cada esquina e o acesso a elas é cada vez mais fácil. Não deixe que eles fiquem soltos, procure sempre saber onde estão, com quem estão. Conheça os amigos de seus filhos. Prefira que eles estejam dentro de sua casa do que fora.

Advertisement

4. Uso inapropriado de medicamentos

Alguns pais se ausentam durante o dia para o trabalho e deixam seus filhos horas sozinhos em casa, o que é um risco. Nestas horas, caso sintam algum tipo de dor ou até mesmo por curiosidade têm acesso aos medicamentos que as famílias normalmente têm armazenado em casa. O uso inadequado de medicamentos pode levar a alergias, convulsões e até mesmo à morte. Jamais deixe crianças pequenas sozinhas, é um perigo e também é crime previsto em lei, mas caso seja necessário por pouco tempo, converse com seus filhos a respeito do uso de medicamentos de maneira que eles saibam que apenas você sabe medicá-los adequadamente.

Leia: 10 maneiras de estragar um filho

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.