4 casais bíblicos que exemplificam como vencer os problemas no casamento

A Biblia Sagrada está repleta de exemplos de casais que, apesar dos problemas, colocaram a sua confiança em Deus e encontraram a felicidade. Aprenda com eles.

João Martins

Todos os casais passam por momentos ruins durante o casamento. Quando, homem e mulher passam por essas alturas difíceis, eles dificilmente pensam em olhar as escrituras para procurar ajuda.

Muitos vão discutir até ambos ficarem exaustos; outros poderão procurar conselho nos exemplos do mundo, mas o Senhor sempre nos ensina que, nos momentos difíceis, nós podemos procurar e encontrar conselho nas Sagradas Escrituras.

O que a Bíblia nos ensina sobre amar nosso cônjuge

A Bíblia Sagrada, além de um livro com ensinamentos importantes, é também a história de pessoas, como eu e você que está lendo este artigo. Essas pessoas passaram por momentos de alegria, mas também por momentos de grande aflição. Ao ler as suas histórias, nós podemos aplicar o que lhes aconteceu nas nossas vidas e, com isso, estar um passo mais próximo de encontrar uma solução.

A história de Adão e Eva, de Abraão e Sara, Isaque e Rebeca e a história de José e Maria, são exemplos de casais bíblicos que viveram tribulações, que o casamento foi testado, e muito, e podemos aprender com as suas histórias.

Advertisement

1. Adão e Eva – Os primeiros pais

Adão e Eva devem ser as pessoas mais conhecidas da Bíblia. Todos já ouviram falar deles, mas será que sabemos o que realmente se passou com eles, como casal? Eles foram criados por Deus e lhes foi dado um jardim para cultivar e cuidar. Viviam em perfeita harmonia com Deus, e a união entre eles era perfeita, eles eram felizes. Não sabemos quanto tempo passou, mas, um dia, eles quebraram um mandamento e foram expulsos desse Jardim do Éden. O mundo antes era perfeito, pois eles tinham tudo o que desejavam, mas passaram a ter de sofrer as dores da tristeza e do suor dos seus rostos iriam ter acesso ao pão de cada dia.

A Lua de mel tinha acabado. Poderia ser uma história triste, mas uma bênção e promessa foi dada a Eva – que existiria inimizade entre a sua descendência e Satanás e que apesar dele ter o poder para tentar, a descendência de Eva teria poder para resistir a essas tentações. Essa promessa, e tudo que aconteceu depois da expulsão de Adão e Eva do jardim do Éden, apenas foi possível, porque eles se mantiveram unidos mesmo quando as grandes dificuldades chegaram. Eles passaram de um estado de grande felicidade para uma situação em que a tristeza poderia ser uma constante e, apesar disso, mantiveram-se juntos.

  • A questão de ser obediente a Deus e de viver o Evangelho é um alicerce na sua relação?

  • De que forma, homens e mulheres podem ajudar o seu cônjuge a se tornarem melhores no seu papel no casal, como pai, amigo e também como homem/mulher temente a Deus?

  • O que pode ser feito para evitar lançar as culpas dos seus problemas no seu cônjuge?

    Advertisement

O que aprendemos com a história de Adão e Eva que deve ser aplicado em nosso casamento

2. Abraão e Sara – A obediência a Deus

A história de Abraão também é conhecida. Abraão é um dos personagens bíblicos que demonstra grande obediência aos mandamentos de Deus. E o Senhor profetizou a Abraão que ele seria o pai de todas as nações da Terra.

9 pais na Bíblia que deram bons exemplos

Em todos os momentos, Sara o amou e esteve com ele, e a sua fé o apoiava. Sobre a história de Abraão e Sara podemos fazer algumas perguntas:

  • Estão unidos no seu casamento, seja nos seus objetivos pessoais e nos de casal? E, acima de tudo, apoiam um ao outro no cumprimento dos mandamentos do Senhor?

    Advertisement
  • Para os homens: na altura de tomar decisões importantes que afetam o casal, conversa com a sua esposa para, juntos, chegarem a uma decisão?

  • Para as mulheres: como acreditam que Deus espera que ajam quando o seu marido não faz o que é a vontade de Deus?

O que estas 8 mães da Bíblia nos ensinam

3. Isaque e Rebeca – O papel dos pais

Isaque era o filho esperado. Ele foi muito amado, mas, também, muito “mimado” por Abraão e Sara. O comportamento dos pais era tão centrado no filho que chegaram a se esquecer de que ele deveria ser preparado para também ser um pai de família. Abraão pediu a um servo para sair e procurar uma companheira perfeita para Isaque e encontrou Rebeca. Rebeca era uma mulher bonita, inteligente e temente a Deus; ela teve de tomar uma decisão difícil – largar pai e mãe e tudo o que conhecia para partir para longe e casar com um jovem que ela apenas ouviu falar.

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis

Advertisement

Isaque e Rebeca se casaram e a sua relação era muito terna e cheia de amor. No entanto, ao longo dos anos, algo aconteceu e o casamento começou a ter problemas. Apesar de Isaque e Rebeca terem uma relação de afeto até em público, algo se passava, e provavelmente seria a falta de diálogo e a partilha entre os dois, pois Rebeca era faladeira, mas Isaque era retraído; a falta de filhos também dificultava a relação entre os dois. O que podemos aprender com a história entre Isaque e Rebeca:

  • Será que a relação com os seus filhos não está preparando-os mal para que, no futuro, eles próprios sejam pessoas independentes e capazes de comunicar os seus problemas com a pessoa que amam?

  • Como poderá ensinar os seus filhos sobre a importância de se casarem com alguém que tem fé em Deus e que tenta seguir a Sua vontade?

  • De que forma, como casal, vocês poderão melhorar a comunicação entre os dois? A comunicação é uma parte essencial no bem-estar do casal e, por isso, não podem existir temas tabus ou problemas silenciados.

4. Maria e José – Os pais de Jesus Cristo

Maria e José também são personagens bem conhecidos. Maria é conhecida como a Mãe do Messias, que era pura e virtuosa aos olhos de Deus. José era um homem justo, temente a Deus e que amava Maria, apesar dos problemas que uma gravidez, fora do casamento, e de um filho que não era seu, poderiam trazer para ambos. José amou Maria, educou e amou Jesus Cristo.

Advertisement

Lições que podemos aprender com os principais personagens da natividade

O peso de serem pais do Messias foi realmente aceito apenas quando Jesus foi encontrado no Templo, com apenas 12 anos, ensinando os Sacerdotes e Escribas. O que podemos aprender com este casal maravilho:

  • Já alguma vez colocou a sua vontade e o seu futuro nas mãos de Deus, para que Ele oriente a sua vida em todas as coisas?

  • Para os maridos: é culpado por expressar as suas opiniões e esperar que a sua esposa seja submissa e aceite tudo que diz? Aprendeu a consultar o Senhor em todas as decisões importantes?

  • Existem áreas da sua vida que não são colocadas nas mãos do Senhor com receio das consequências que isso possa trazer para o seu conforto? Irá humildemente aceitar a vontade do Senhor em todas as coisas da sua vida?

    Advertisement

Existem muitos casais na Bíblia, e podemos aprender com eles e com os seus exemplos a ser melhores cônjuges, pais e até amigos.

O que a Bíblia nos ensina sobre amar nosso cônjuge

Aprendemos que fazer a vontade de Deus irá sempre levar a bom porto, mesmo que isso signifique sair da nossa zona de conforto e passar algumas tribulações; quando confiamos no Senhor sabemos que tudo irá ficar bem.

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts