3 receitas que ajudam a curar a anemia

A anemia é um problema que pode ser facilmente diagnosticado e resolvido. Entenda aqui como sair deste quadro.

Fernanda Ferrari Trida

Sentir-se fraca, cansada, sonolenta e sem energia pode não ser só consequência da vida atribulada e estressante que você está levando. Não devemos atribuir ao estresse sintomas que podem significar outras condições sérias e que precisam de atenção médica, como a anemia.

Digo isso com conhecimento de causa. Houve época em que eu estudava e trabalhava bastante. Vivia com sono, sentia vontade de devorar os alimentos mais calóricos que existem e chegava a cochilar nos locais mais inusitados, como congestionamentos. Ora! Estresse pode até causar tudo isso, mas um check up pode ser bem útil de vez em quando também. Foi o que resolvi fazer. E os resultados do hemograma mostraram que eu estava com uma anemia severa por deficiência de ferro.

Tive que me conscientizar de que minha saúde vale muito mais que o trabalho e o estudo e passei a priorizá-la. O médico mudou minha alimentação e pediu que eu tomasse alguns tipos de suplementos minerais e vitamínicos. Depois de um tempo, voltei a me sentir cheia de energia e com vontade de estudar e trabalhar mais ainda, mas não abandonei a boa alimentação.

Se seus exames sanguíneos, também, mostraram que você está com anemia ferropriva, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a saúde. Mesmo assim, não deixe de consultar seu médico, pois o excesso de ferro no organismo é tão ruim quanto sua falta, podendo provocar alterações hormonais, cirrose e insuficiência cardíaca.

1. Alimentos ricos em ferro

Carnes vermelhas e brancas, fígado, peixes, mexilhões, pães integrais, aveia crua, salsa, ervilha, lentilha, grão-de-bico, beterraba, nozes, castanhas, feijão, frutas secas, açúcar mascavo, chocolate meio amargo, abacaxi, goiaba, morango, laranja, tangerina, maracujá, acerola, kiwi, jabuticaba, manga, uva, limão, melado, brócolis e espinafre.

Advertisement

Lembre-se de comer uma fonte de vitamina C (laranja, kiwi, acerola, morango) na mesma refeição em que ingeriu a fonte de ferro, pois ela auxilia na absorção do mineral. Para sair do quadro de anemia, também é necessário ingerir alimentos ricos em vitamina B12 (levedo de cerveja, carne, fígado, ovos, queijos, cereais integrais e vegetais verdes), pois ela participa da formação das células sanguíneas. A combinação desses três elementos e dieta balanceada são a receita certa para trazer sua energia de volta.

2. Redutores da absorção de ferro pelo organismo

Tanino e cafeína (chá preto, café, refrigerante, mate), cálcio, ingestão de alimentos cozidos em excesso, parasitas intestinais (alimentam-se de sangue ou de bolo fecal que contêm os nutrientes necessários ao nosso organismo), diarreia crônica (evita a absorção de nutrientes) e úlcera gástrica (prejudica a absorção de ferro e vitamina B12).

3. Dicas nutricionais para melhorar a absorção do ferro

(retiradas do livro Comida: um santo remédio, de Joselaine Stürmer).

  • Evite tomar chá preto, café, mate e refrigerantes junto com as refeições, prefira um copo de suco de frutas ricas em vitamina C;

  • Não misture alimentos ricos em cálcio com outros ricos em ferro, como leite e iogurte com as refeições principais, chocolate como sobremesa e omelete com espinafre;

    Advertisement
  • Escolha, pelo menos uma vez ao dia, alimentos ricos em ferro de origem animal, pois essa forma de ferro é mais bem absorvida e não sofre interferência da dieta ou do suco gástrico;

  • Troque o vinagre pelo limão ao temperar saladas;

  • Substitua o açúcar refinado por açúcar mascavo ou melado;

  • Coma rapadura.

4. Receitas para dar “adeus” à anemia

Shake de banana:

Ingredientes (5 porções): 1 litro de leite; 3 bananas nanicas; 4 colheres de sopa de aveia; 4 colheres de sopa de açúcar mascavo; 1/2 copo de melado.

Advertisement

Modo de Preparo: gele o leite até quase congelar e depois bata-o com a banana, a aveia e o açúcar mascavo no liquidificador; enfeite o copo com o melado e sirva.

Suco de couve com maracujá:

Ingredientes (5 porções): 4 folhas de couve; 3 maracujás; gotas de limão; 1litro de água; açúcar mascavo a gosto.

Modo de Preparo: pique a couve e a coloque no liquidificador junto com os maracujás, a água e algumas gotas de limão; bata tudo e adoce com açúcar mascavo.

Refogado de folhas de beterraba:

Ingredientes (2 porções): 400g de folha de beterraba; 1 colher de sopa de azeite; 1 cebola picada; 1 dente de alho amassado; 1/2 colher de sopa de sal; 1 pitada de pimenta-do-reino.

Modo de Preparo: refogar o alho e a cebola em azeite por 3 minutos; depois de lavadas e picadas em pedaços menores, acrescente as folhas de beterraba, o sal, a pimenta e 50 ml de água e mantenha em fogo brando até as folhas ficarem macias.

Advertisement

Cuide de sua saúde e sempre consulte um médico em caso de anemia ou de qualquer outra doença que necessite de cuidados e alimentação especiais.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.