15 ferramentas para saber lidar com as mudanças de humor do seu filho adolescente

15 dicas para aprender a lidar com as mudanças bruscas de humor dos filhos adolescentes.

C. A. Ayres

Quem tem filhos adolescentes, vez ou outra com certeza pensa que tem várias pessoas numa só, ora feliz e alegre, ora irritada e brava, para não dizer sarcástica e sábia da noite para o dia. Aquela criança risonha e comunicativa muitas vezes parece só existir quando em torno dos amigos, e as mudanças de humor muitas vezes nos deixam sem humor nenhum.

Mas, como todos nós temos fases, sabemos que as mesmas passam. Como lidamos com elas resultará em tempos melhores que virão ou, para nosso azar, algumas dores de cabeça.

Então, como lidar com as mudanças de humor de nossos filhos adolescentes?

1. Bom humor

A primeira coisa que os pais precisam desenvolver, ou incrementar, é o próprio bom humor para lidar com a situação.

2. Motivos

Fique atento quanto ao motivo do mau humor. Veja se não é você que está provocando com o seu próprio mau humor, ou se há algum problema externo.

Advertisement

3. Ser assertivo

Caso eles responderem mal, nós não responderemos da mesma forma. E eles aprenderão a se controlar melhor se também aprenderem como ser assertivos.

4. Não brigar

O mau humor passa, e daí quem vai se sentir mal é você de ter dito coisas que não deveria.

5. Ouvir profundamente

Muitas vezes no meio do mau humor do adolescente despontam frustrações, desejos e situações que não conhecemos. Antes de se defender, tenha certeza que sabe escutar o que ele está tentando dizer.

6. Observe

Com o tempo, começamos a perceber o que engatilha o mau humor do adolescente, e prestar atenção a fim de evitar.

7. Exercícios

Se seu adolescente estiver praticando esportes, as variações de humor diminuirão por si só. Esse é um excelente motivo para ele ser ativo.

Advertisement

8. Dieta saudável

Alimentar seu adolescente de maneira saudável promove uma boa saúde que diminui variações de humor.

9. Dormir bem

Tenha certeza que seu adolescente está dormindo bem e um mínimo de 8 horas por noite.

10. Rotina

Estabelecer uma rotina e cumpri-la. Gerenciamento do tempo e organização favorecem o bom humor.

11. Correção de hábitos

Se houver maus hábitos, eles deverão ser corrigidos.

12. Faça metas

O estabelecimento de metas visando resultados aumenta a satisfação e melhora o humor em geral.

Advertisement

13. Boas amizades

Tenha certeza que as boas amizades rodeiam seu filho. Quando há disparate entre o ensinado e o vivido, o mau humor pode imperar.

14. Planeje o dia

Desde separar as roupas do dia na noite anterior, estipular logo cedo todas as atividades do dia, e cumprir essa agenda, ajuda a estar preparado para os acontecimentos, o que traz bem-estar e consequentemente, bom humor.

15. Saber dizer não

Ensine seu adolescente que, quando novas atividades surgirem, e ele estando ciente que não poderá cumpri-las ou que ficará muito corrido e bagunçará todo o planejamento do dia, ele pode dizer que não poderá fazê-las e que precisa de algum planejamento.

Como pais, precisamos acompanhar nossos filhos e ensinar-lhes a se organizarem e terem visão de futuro. Não sobrecarregue seus adolescentes com muitas atividades, de forma que suas necessidades básicas de comer, dormir, e ter algum lazer e silêncio estejam comprometidas. Se agirmos dessa forma, as alterações de humor comuns dessa fase serão mais esporádicas que costumeiras e, acredite, e digo por experiência própria, elas realmente passam.

Outro detalhe importantíssimo é: quando os horários apertarem por um motivo ou outro, assegure-se de que ele está dormindo bem e comendo saudavelmente. Isso fará com que ele saiba que pode contar com você, e que está sendo bem cuidado. Cuide de seu filho, e aprenda com ele a manter-se calmo perante situações de estresse. A atitude que você tem perante situações desagradáveis está sendo observada por seus filhos desde bem cedo, e você terá nada mais que um espelho à sua frente.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.