12 maneiras de evitar o câncer

É possível prevenir o câncer? O que pode ser feito? Por que não está sendo feito? Veja essas e outras respostas neste artigo.

Stael Ferreira Pedrosa

Segundo pesquisas recentes, o maior causador de câncer em todo o mundo (cerca de 75% das causas) é o cigarro. O segundo é a obesidade.

Conhecer as causas deveria ser fator relevante na prevenção mundial, mas infelizmente não é assim e tem algumas razões para isso. A primeira delas é o ceticismo de que não é possível evitar o câncer, a segunda é que não existem medidas preventivas realmente eficazes, pois a verba para pesquisas vai em sua maior parte para o tratamento. As razões seguintes se situam nos hábitos de sedentarismo, consumo exagerado de açúcar e os vícios por parte da população.

O que acontece no organismo do fumante, do obeso e do sedentário?

Estes organismos tornam-se ácidos. Criando o ambiente ideal para o desenvolvimento de células cancerígenas. O PH (índice que mede a acidez ou alcalinidade de uma substância) do sangue humano deve estar entre 7,36 e 7,42 – levemente alcalino.

Para a boa saúde e evitar o câncer esse PH deve ser mantido. Se o sangue chegar a um PH de 6,95 (levemente ácido) já é o suficiente para a pessoa entrar em coma. Devido aos excessos, uso de substâncias biocidas (que matam a vida) e à falta de exercícios, ocorre a acidificação do sangue, obesidade, várias doenças, câncer e morte.

Como evitar o câncer? Além de exames preventivos rotineiros, comece a alcalinizar o corpo. Para isso abstenha-se de alguns alimentos e substâncias e faça exercícios. Abaixo estão 12 dicas de como evitar o câncer e começar a ter mais saúde agora.

Advertisement

1. Elimine o vício de fumar

Isso significa também evitar fumar passivamente. Não existe consumo seguro de cigarro. Se tem dificuldade de deixar o fumo, procure ajuda. Existem tratamentos no SUS e acompanhamento psicológico para aqueles que querem se livrar desse hábito pernicioso.

2. Corte o açúcar de sua vida

Não há necessidade da ingestão de açúcar. Ninguém precisa comer doces. As frutas e os carboidratos complexos fornecem a glicose necessária para a manutenção da vida. Não substitua por adoçantes químicos. Se sentir muita necessidade, use stévia ou mel.

Leia: 6 coisas nojentas que o refrigerante faz dentro de você

3. Produtos diet e light

Geralmente são feitos com aspartame ou outras substâncias nocivas. Têm alto teor de sódio (sal) e produtos químicos. Estes produtos concorrem para a intoxicação e inflamações no organismo e consequentemente envelhecimento precoce e câncer.

4. Embutidos

A lista de carcinogênicos (aquilo que causa câncer) traz no item 1 além do cigarro, as carnes processadas e embutidos. O maior problema nem são as carnes em si, mas os conservantes para que durem e a fumaça da defumação. Estes tipos de processados causam câncer colorretal que mata aproximadamente 700 mil pessoas por ano, segundo a OMS.

Advertisement

Leia: Os vilões: Embutidos e carnes vermelhas

5. Evitar o estresse

Altamente acidificante, o estresse pode desencadear inflamações, infecções e até o câncer, conclui um estudo da Universidade de Yale, liderado pelo Dr. Tiang Xu. E ele se refere ao estresse diário, como o trânsito, problemas financeiros, etc. Para combater os efeitos nocivos do estresse é necessário literalmente fugir da causa. Mude seus horários, mude seu caminho no trânsito, controle sua agenda e evite dívidas, relaxe, medite e tenha lazer entre outras.

6. Exercite-se

O exercício regular combate a obesidade, limpa o organismo e evita vários tipos de câncer como o de intestino em 50% nos homens e o de mama em 38% nas mulheres, segundo estudos divulgados neste site. Procure seu médico e comece já a se mexer.

7. Mantenha o peso saudável

Como já dito antes, a obesidade (geralmente ligada a consumo de açúcar, alimentos gordurosos e sedentarismo) é causa primária de câncer junto com tabagismo, exposição a amianto e outros. Alimente-se de maneira correta e cuide do peso.

8. Mude sua dieta

Inclua mais hortaliças (de preferência orgânica e crua) na sua alimentação. As frutas, verduras e legumes são alcalinizantes do organismo. Evite carne e laticínios em excesso (principalmente no verão). Humanos não precisam tomar leite de vaca.

Advertisement

9. Evite temperos industrializados

Tais como glutamato monossódico, caldos industrializados, pós para tempero, sal branco, etc. Prefira os naturais como alho, cebola, limão, cheiro verde, sal marinho, louro, orégano, açafrão, especiarias, etc.

10. Beba água

Parece simplificação demais, mas não é, segundo estudiosos de medicina alternativa e natural, ingerir 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

11. Cultive bons sentimentos e pensamentos

Como visto antes com relação ao estresse e sua capacidade carcinogênica, outros sentimentos também influenciam na saúde física. Sentimentos como raiva, ódio, rancores, mágoas profundas têm ligação com o câncer segundo José Henrique Volpi, especialista em psicologia corporal.

12. Vitamina D

Existe uma relação comprovada entre a vitamina D (calciferol) e a prevenção de inúmeras doenças como a pressão alta, diabetes e câncer. Ela é considerada como uma vacina contra tudo. Uma pesquisa recente alerta para a necessidade de banhos diários de sol, maior fator de síntese da vitamina D na pele que não é conseguida por alimentos. Tome sol e evite adoecer. Tome mais sol e evite morrer de câncer.

Leia: Como evitar escolher o protetor solar errado

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.