10 sintomas impossíveis de ignorar de que você está grávida

Alguns sintomas são indefinidos, mas estes, ah, estes não, eles são certeiros de que você está grávida.

Stael Ferreira Pedrosa

Todos conhecem bem os sinais da gravidez: enjoos, desejos por comidas estranhas, inchaço nos pés, dores na coluna, etc.

No entanto, no começo é difícil saber, pois alguns sintomas podem ter outras causas. O enjoo pode ser por algo que você comeu e o fígado reagiu mal. Sonolência pode ser cansaço, mas se você apresentar mais de cinco dos sintomas relatados abaixo, é impossível que você esteja grávida.

1. Náusea e desconforto pela manhã

Não chega a ser um enjoo, mas o cheiro da pasta de dentes ou do hidratante lhe dá uma sensação desagradável. A boca parece ter um gosto metálico também.

2. Mamilos coçando ou escurecendo

Desde o comecinho, os hormônios já vão preparando o corpo para a maternidade e um dos sintomas é a coceira e ou escurecimento dos mamilos.

3. Cólicas

Você vai até pensar que é a menstruação chegando, mas na verdade é o seu útero começando a se expandir.

Advertisement

4. Sangramento

Muitas mulheres apresentam sangramento no início da gravidez. Fique atenta se a sua “menstruação” vier em quantidade bem menor que o normal e desaparecer subitamente. Este é um sinal comum de gravidez.

5. Fome anormal

Você só pensa em comer, tem fome a todo momento e nenhuma porção parece ser o suficiente. Claro, seu corpo está gastando muita energia agora. Na verdade, você está dividindo sua comida com outra “pessoinha”.

6. Cansaço

Você já chega nas festas procurando um lugarzinho para sentar. Sair para dançar é impensável. Durante o dia cochila em frente ao computador. Cada banco de espera que você vê parece que pode virar uma caminha… Amiga, faça um exame de sangue para ver se está anêmica ou comece a preparar o enxovalzinho.

7. Inchaço

Suas roupas apertam, sua cara parece mais amassada pela manhã que o normal, seus pés parecem ter crescido. Não, não é sua imaginação e nem aquele milk-shake da semana passada, é a progesterona mesmo.

8. Xixi

Você tem ido ao banheiro mais que o normal. É que seus rins têm que trabalhar muito durante a gravidez e eles estão mostrando do que são capazes já no comecinho. Aguente firme porque só vai piorar – a barriga irá comprimir a bexiga e você fará xixi várias vezes durante o dia e durante a noite também.

Advertisement

9. Dor de cabeça

Esse é um sintoma difícil de ser percebido porque é tão comum. Podemos ter dor de cabeça por vários motivos, por isso às vezes nem nos damos conta de que pode ter uma razão tão especial quanto a gravidez. E sim, a dor de cabeça é um sintoma comum do início da gravidez, especialmente se vem acompanhada de náuseas, sonolência, sensibilidade nos mamilos e, claro, atraso menstrual.

10. Instabilidade de humor

Além dos hormônios da gravidez que atuam sobre o humor, não é fácil ficar bem-humorada o tempo todo tendo enjoo, sonolência, cansaço, dor de cabeça, cólicas, etc., etc.

Vale sempre lembrar que isoladamente os sintomas não vão significar exatamente gravidez, claro. Há que se somar pelo menos cinco deles para ser impossível ignorar que você está grávida.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.