10 formas de saber que você está pronto para ter filhos

Se você está em dúvida quanto ao momento certo de aumentar sua família, estas 10 questões podem lhe ajudar.

Suely Buriasco

É comum que muitos casais se sintam inseguros em relação a uma decisão tão importante como ter ou não ter filhos. A vida tem sido atribulada para todos e muitas dúvidas acabam deixando as pessoas inseguras sobre estar ou não prontas para assumir tamanha responsabilidade. Importante ter em mente que tudo o que é novo causa insegurança e quanto maior o desafio, maior a relutância em assumi-lo.

Com o objetivo de instigar você, que está passando por essa situação, a refletir elaborei os seguintes questionamentos:

1- O seu relacionamento é saudável?

Querer ter um filho com o objetivo de melhorar o casamento é um grande equívoco, muitas vezes, com consequências desastrosas. Um filho, realmente, pode ajudar muito na união do casal, desde que eles estejam bem, que tenham uma relação harmônica e estável.

2- Vocês conversam sobre o assunto?

Um casal preparado para aumentar a família precisa estar afinado e unido, portanto, diálogo é fundamental. Um precisa expor ao outro suas dúvidas, vontades e inseguranças em relação à decisão que, afinal, pertence aos dois.

3- Os dois manifestam a vontade de ter filhos?

É importante que você analise junto ao seu cônjuge a vontade de ambos em relação a ter filhos. Não se pode deixar que apenas a vontade de um seja determinante; havendo divergência é importante que cheguem a um acordo que possa satisfazer os dois.

Advertisement

4- Vocês têm boa relação com crianças?

Um fator interessante de se observar é como você e seu cônjuge lidam com crianças, desde as que encontram ocasionalmente, como as da família. Gostam de brincar com elas, se sentem à vontade? Ou preferem tomar distância e não se envolvem com elas? Esse comportamento é uma boa medida para dosar se vocês estão prontos para ter as suas próprias crianças.

5- Um filho cabe no seu orçamento financeiro?

Uma criança precisa ser planejada em todos os sentidos, inclusive no financeiro. É importante que o casal faça uma estimativa de gastos e verifiquem se o orçamento familiar, no momento, pode passar por essa significativa alteração.

Leia mais: Porque você está financeiramente preparado para ter um filho agora

6- Vocês têm plano de saúde?

Não se trata de esperar ficar rico para ter filhos, mas de organizar-se para evitar surpresas negativas. Despesas médicas começam desde o início da gravidez e vão se intensificando com o tempo. Ter um plano de saúde é uma providência muito interessante para o momento.

7- É possível conciliar filhos e sua profissão?

Claro que, ao focar no aumento da família, o lado profissional pode ficar em desvantagem e é preciso analisar o quanto isso pode ser prejudicial e como será possível compensar essa situação. Principalmente para as mulheres esse é um grande desafio, afinal, desde o início da gravidez, muitas alterações físicas podem dificultar o bom desempenho do trabalho.

Advertisement

8- Estão de acordo quanto à divisão de tarefas?

É importante que o casal entre em consenso sobre como se adaptarão às mudanças que virão com o filho, estabelecendo uma divisão de tarefas que propicie uma reorganização familiar.

9- O relógio biológico está adiantado?

É preciso levar em conta que a idade dos pais, principalmente a das mulheres, tem predominância nessa decisão, pois, a fertilidade feminina diminui muito mais rapidamente. Assim, uma visita ao ginecologista é fundamental para estabelecer quanto tempo vocês têm para decidir-se. Isso é muito importante para evitar arrependimentos tardios.

10- Você gostaria de ter filhos?

Cada vez mais casais optam por adiar ter filhos, mas se esse sonho existe é preciso estar atentos para não se perderem no tempo. Se você quer ter filhos, ouça a voz do seu coração; acima dos medos está a certeza de que tudo vale a pena para realizar o que se deseja.

Se você respondeu “sim” na maioria das questões acima, acredite: você está mais preparado do que pensa para tornar-se pai ou mãe.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.