10 fatos que você deve saber sobre depressão pós-parto

Aprender a verdade sobre depressão pós-parto é o primeiro passo na luta contra este estado grave.

Heather Hale

Como uma sociedade, nós percorremos um longo caminho em direção a destigmatizar doenças mentais. No entanto, equívocos ainda abundam nesse distúrbio mental tão sério. As que sofrem dela, por vezes, se sentem relutantes em pedir ajuda, achando que vão ser injustamente julgadas. O que as mulheres que sofrem de depressão pós-parto mais precisam é de compaixão e compreensão. Aqui estão 10 fatos que você deve saber que irão ajudar a todos nós em direção a uma maior compreensão.

1. Depressão pós-parto é bastante comum

Muitas mulheres que sofrem de depressão pós-parto optam por não compartilhar suas experiências, de modo que algumas mulheres se sentem como se elas fossem as únicas passando por essa dificuldade. De 15 a 20 por cento de todas as mães sofrem de depressão pós-parto, então as chances são muito boas de que você conheça alguém que teve esse problema, mesmo que ela não seja aberta sobre o assunto.

2. Depressão pós-parto afeta as mulheres de todas as origens

Mulheres de todas as raças, nacionalidades e níveis de renda sofrem de depressão pós-parto.

3. Os sintomas e gravidade da depressão pós-parto variam muito

Os sintomas podem incluir alterações de humor, dificuldade para comer ou dormir, dificuldade de interagir com o bebê, fadiga e perda de interesse em atividades diárias. Algumas mulheres terão apenas alguns sintomas, enquanto outras sentem uma grande variedade deles. Algumas mulheres são capazes de levar uma vida razoavelmente normal, enquanto outras não conseguem cuidar de si mesmas ou de seus bebês.

4. Depressão pós-parto pode ocorrer a qualquer momento durante o primeiro ano

Muitas mulheres pensam que a depressão pós-parto ocorre imediatamente após o parto, mas as mulheres podem de repente começar a ver os sintomas a qualquer momento durante o primeiro ano de vida do bebê. Embora a depressão pós-parto muitas vezes comece nas três primeiras semanas após o nascimento, os sintomas que começam mais tarde não devem ser ignorados.

Advertisement

5. Não há uma causa singular da depressão pós-parto

Hormônios, fadiga, história familiar e pessoal, e falta de apoio podem contribuir para a depressão pós-parto. É uma condição médica séria com componentes genéticos, neurológicos e hormonais. Definitivamente, não é culpa de uma mãe. Na verdade, a depressão é algo além de seu controle consciente.

6. Depressão pós-parto é tratável

Não há nenhuma razão para sofrer de depressão pós-parto em silêncio. Tratamentos possíveis incluem antidepressivos e acompanhamento psicológico. Mesmo muitas mães que amamentam podem tomar remédio para ajudar com a depressão com supervisão médica. A cura começa com uma visita ao médico.

7. Existem grupos de apoio para as mamães

Às vezes, saber que não estão sofrendo sozinhas, pode ajudar as mães. Existem grupos de apoio e conselheiros em todo o mundo prontos para ajudar mães deprimidas.

8. As mães também podem se ajudar de maneira significativa

Além do apoio profissional, há coisas que as mães podem fazer para aliviar a sua própria depressão. Descansar o suficiente, comer em horários regulares, completar tarefas significativas ao longo do dia, pedir ajuda aos outros e ficar fisicamente ativa.

9. A depressão pós-parto pode não ir embora por conta própria

Nunca se deve esperar que as mães apenas “saiam dessa” ou superem sua depressão por conta própria. Depressão pós-parto é uma condição mental grave que não pode ser mandada embora apenas por pensamentos, desejos ou orações. As mães precisam de apoio conforme elas trabalham em um plano individual para retomar sua saúde mental.

Advertisement

10. As mães com depressão pós-parto ainda são mães maravilhosas

Deixando as histórias sensacionalistas da mídia de lado, as mães com depressão pós-parto raramente machucam seus filhos. Além disso, apesar da ligação potencialmente difícil, mães com depressão amam seus filhos e querem o melhor para eles. Ter depressão pós-parto não torna a mulher uma mãe ruim.

Todos nós podemos aliviar o fardo das mães com depressão pós-parto. Uma das melhores maneiras de ajudar uma mãe nessa situação é simplesmente estar presente e ouvir. Não julgue ela ou suas experiências. Tudo o que ela precisa de você é a compaixão e paciência.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 must-know facts about postpartum depression.

Toma un momento para compartir ...

Heather Hale

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.