10 erros que atrapalham seu sono na hora de dormir

Dormir uma noite inteira pode ser o sonho de muita gente. Só quem sofre com esse problema sabe o difícil que é lidar com ele.

Stael Ferreira Pedrosa

Uma boa noite de sono que para alguns é apenas mais uma noite como outras pode ser o sonho de muita gente que não consegue dormir e, quando dorme, o sono é de má qualidade. Embora pareça uma injustiça que clame aos céus, na verdade pode ser resultado de maus hábitos e erros na hora de ir para a cama.

O sono é vital para o bom funcionamento orgânico. A insônia favorece o ganho de peso e aumenta o risco de diversas doenças, como infarto, derrame e diabetes, diz o neurologista Leandro Teles.

Se você tem sofrido com esse problema, veja o que pode estar afetando a qualidade do seu sono:

1. Luz branca artificial

Leia-se “eletrônicos”. Nem precisam estar no quarto para atrapalhar o sono. Apenas dormir em frente à TV já causa um sono de má qualidade, o mesmo acontece com o computador, notebook, tablet e celular. Segundo o médico Denis Martinez, “A luz branca artificial desses aparelhos inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela estimulação ao sono”. Por isso é útil criar o hábito de deixar os eletrônicos fora do alcance dos olhos por pelo menos 1 hora antes de ir dormir.

2. Maus hábitos noturnos

Usar cafeína como a de refrigerantes, chá preto e chimarrão, fumar ou tomar bebidas alcoólicas prejudica o sono. Estas substâncias já são normalmente nocivas em qualquer horário, porém, antes de dormir são ainda mais prejudiciais. Aquela história de um “drink” antes de dormir ajuda a relaxar não é bem verdade. De acordo com o neurologista Geraldo Rizzo: “O resultado é um sono fragmentado e cansaço no dia seguinte”. O ideal é deixar de lado essas substâncias, ou deixar de utilizá-las pelo menos 1 hora antes de ir dormir.

Advertisement

3. Dormir tarde

De acordo com a pneumologista, Lia Rita Azeredo Bittencourt, presidente da Sociedade Brasileira de Sono, dormir tarde pode acarretar vários problemas de saúde, e o sono dormido durante o dia não compensa a noite perdida. O sono de dia é fragmentado e na presença de luz (ainda que com as cortinas fechadas) não permite a produção de melatonina que favorece o descanso. Mas, segundo a pneumologista é ainda pior dormir em horários irregulares. Quer sua criança bem-comportada? Estabeleça uma rotina para a hora de dormir. Veja aqui.

4. Ambiente

Para um bom sono é necessário ter um ambiente que o favoreça, tais como: um quarto bem arejado, com temperatura adequada, escuro e silencioso. A escuridão deve ser total, sem luzes de led ou luz indireta, ou mesmo luz da rua. Se você não puder visualizar sua mão em frente ao rosto, está bom. Existem pesquisas ainda não confirmadas relacionando a luz durante o sono a câncer de mama.

5. Pensar em excesso

Definitivamente, a cama não é o lugar para se pensar – principalmente em problemas. Esse hábito causa um estado de alerta e faz o organismo produzir corticoide e adrenalina, que não permite um relaxamento adequado e prejudica o sono. Algumas pessoas tentam até mesmo forçarem-se a dormir, o que causa ansiedade e… Insônia.

6. Utilizar medicamentos

O uso de medicamentos para induzir ao sono pode ter efeito contrário. Eles causam dependência, alterações hormonais, prejudicam a memória e as funções sexuais. Também diminuem o efeito com o tempo e o paciente acaba por tomar mais e mais e não ter o resultado desejado.

7. Comer proteínas no jantar

Uma alimentação “pesada” à noite, pode representar prejuízo para o sono. A doutora Kelly Baron Glazer instrui a trocar a proteína do jantar por grãos integrais que ajudam a promover o sono. Segundo a médica, o corpo não foi feito para digerir enquanto deveria estar dormindo.

Advertisement

8. Rotinas irregulares

A falta de uma rotina de sono pode ser mais prejudicial que a insônia. O neurologista Luciano Ribeiro Pinto, da UNIFESP, diz que mesmo que a pessoa não durma à noite, mas mantenha uma regularidade no sono, não terá tantos problemas de saúde. Segundo o médico, dormir em horários diferentes a cada dia é ainda pior que não dormir. “Se o sono não ocorre na hora ideal, pelo menos que seja regular”, conclui.

9. Postura incorreta

Dormir de mau jeito, (ou em qualquer lugar) além de prejudicar seu sono, prejudica o seu dia seguinte. Dores no corpo e cansaço serão o resultado. Por isso deite-se de maneira confortável, com a coluna reta e travesseiros adequados. Segundo especialistas, o ideal é de lado com um travesseiro entre as pernas.

10. Ficar “fritando” na cama

Essa é uma expressão usada em nossa família. Quando alguém diz que “fritou” a noite inteira, sabemos que a pessoa ficou virando de um lado para o outro sem conseguir dormir. O que, de acordo com esse site, é ruim para se conseguir pegar no sono. Se você já contou 6.823 carneirinhos e nada, saia da cama e faça algo relaxante como ler um livro ou ouvir música clássica e volte para a cama quando sentir que o sono está chegando.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.